Governo SP mantém maioria das regiões do interior na fase laranja da quarentena

Decisão impede novas reaberturas até 10 de agosto, quando terminará o oitavo período de quarentena no estado

0
279
Fase quarentena

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (24) que manterá a quarentena até 10 de agosto e manterá as regiões em suas respectivas fases na oitava reclassificação do Plano São Paulo.

Com isso a maioria das regiões, inclusive Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, permanecem  na fase laranja, sem permitir ampliar a flexibilização como em outras fases da quarentena.

A medida se baseou em critérios sanitários das 39 cidades da região e impede novas reaberturas até 10 de agosto, quando terminará o oitavo período de quarentena no estado. A nova fase começa em 27 de julho.

Segundo o governo o aumento das internações, casos confirmados e mortes por Covid-19 na região justifica a medida, com peso maior para o crescimento das mortes.

Para a deputada Leticia Aguiar (foto) a região segue prejudicada pelo excesso de rigor do Plano SP: ” O Governo de São Paulo apresentou um plano restritivo demais e com prazo indeterminado. Eu não concordo com a análise feita pelo grupo de contingenciamento da pandemia, e a maioria dos prefeitos também não concordou, isso porque o plano ignorou as características de cada cidade. Nosso Estado possui diversas cidades com muitas particularidades, por isso em minha opinião o Plano São Paulo deveria gerir apenas as questões do ESTADO e dar suporte aos prefeitos para que tomassem as melhores decisões para seus municípios”, declarou a parlamentar.

Com a decisão do governo, permanecem reabertos apenas escritórios, concessionárias, comércios em geral, imobiliárias e shopping centers.

Os estabelecimentos podem funcionar com capacidade limitada, horário reduzido e adoção de protocolos de higiene específicos.

Além da manutenção do Vale na fase laranja, o estado anunciou a abertura de 100 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em cidades paulistas, entre elas Campos do Jordão. Os equipamentos estarão em operação até 10 de agosto.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui