Itaquá entrega caminhão tempestade para garantir paz e tranquilidade na cidade

Deputada Leticia Aguiar é defensora do uso do Caminhão Tempestade no combate aos fluxos, a parlamentar é autora do Projeto de Lei 746/2020, que institui o “Programa Fluxo Zero”

0
527
Caminhão Tempestade Itaquaquecetuba

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, apresentou o caminhão tempestade que vai auxiliar no combate a fluxos e pancadões com segurança quando houver necessidade. A demonstração da nova aquisição foi feita pelo prefeito Eduardo Boigues e pelo secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, no pátio da Secretaria de Serviços Urbanos.

Preparado para operações policiais especiais, o caminhão possui espaço para o deslocamento de GCMs, grafismo da corporação, sirenes e sinais luminosos, além de ser equipado com jatos de pressão d’água que serão utilizados durante a dispersão de multidões de forma segura, preservando a integridade física das pessoas e equipes da GCM durante as ocorrências.

A deputada estadual Leticia Aguiar é defensora do uso do Caminhão Tempestade no combate aos fluxos, a parlamentar é autora do Projeto de Lei 746/2020, que institui o “Programa Fluxo Zero” no estado de São Paulo, que esta semana, recebeu o voto favorável do Deputado Dirceu Dalben, pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento e seguirá para votação dos demais membros da comissão. 

O Programa Fluxo Zero permitirá a utilização de caminhão equipado com jato de água (conhecido como Caminhão Tempestade) visando dispersar aglomerações que importunem a paz e o sossêgo social.

Não são casos isolados, todo o estado de São Paulo sofre com a perturbação das festas clandestinas e “fluxos”, seja na periferia ou em bairros nobres. O Caminhão Tempestade possui um canhão de água que lança até 1,7 mil litros de água por minuto e tem alcance de até 30 metros, o veículo deve ser usado para dispersar aglomerações.

A deputada Leticia Aguiar, autora do Projeto de Lei para combater os “Fluxos” nas cidades, com a utilização de caminhão tempestade visando dispersar aglomerações que importunem a paz e o sossego social, comemorou a decisão e mais uma vez cobrou do governo do estado ações mais efetivas:

    “Avançamos na CCJr e agora na Comissão de Segurança, mas o projeto ainda tem um longo caminho de tramitação na Assembleia. Já o Governo do Estado de São Paulo está aprimorando os serviços prestados à população para o combate aos “fluxos”, que consistem nas aglomerações de pessoas com o intuito de consumo e venda de álcool, drogas e exploração sexual de crianças e adolescentes”, declarou a deputada Leticia Aguiar (foto).

Longe de ser uma manifestação cultural, os chamados “fluxos” causam aglomerações, provocam a desordem e reúne a juventude em meio às drogas, consumo de álcool e exploração sexual. Segundo a parlamentar na maioria das vezes, os “fluxos” contam com a utilização de carros de som objetivando disfarçar as negociações clandestinas. 

“Precisamos zelar pela vida e saúde das crianças e adolescentes paulistas, que diariamente são aliciados por criminosos, visando ganhar dinheiro e ampliação do mercado de substâncias entorpecentes”, disse a parlamentar.

Assim como Itaquaquecetuba, muitas cidades paulistas já executam um programa semelhante ao proposto na iniciativa da deputada. Em Diadema, por exemplo, a medida funcionava adequadamente, trazendo resultados eficientes e eficazes em prol da coletividade.

A união de esforços das Polícias Civil e Militar com as Guardas Civis Municipais, juntamente com os Conselhos Tutelares das cidades, será de grande valia para que o “Programa Fluxo Zero” obtenha os resultados almejados por toda a sociedade.

 “Estou convencida de que o Programa Fluxo Zero será uma medida importante para todo o povo paulista”, finaliza.

O projeto que já havia recebido parecer favorável do Deputado Delegado Olim, foi aprovado por decisão unânime dos deputados membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação  e da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, agora aguarda a votação do parecer favorável na Comissão de Finanças e Planejamento, última etapa antes de ir para votação em plenário.

Itaquaquecetuba

“Na contramão dos eventos culturais, os chamados fluxos clandestinos causam aglomerações, fecham as vias, promovem a insegurança e reúnem a juventude em meio ao tráfico de drogas e o consumo abusivo de álcool”, pontuou o secretário de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, Anderson Caldeira. A GCM também realiza operações e orientações durante o atendimento de ocorrências relacionadas à perturbação do sossego.

“A população está cada dia mais segura. Continuamos investindo na segurança e esse é mais um presente para a cidade, às vésperas de seus 463 anos”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues. Para denúncias de fluxo ou perturbação do sossego, a Guarda Civil Municipal atende pelos telefones 153 ou (11) 4753-1108.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui