Com o objetivo de levar, cada vez mais, cidadania à população rural do Estado, o governo de São Paulo oferece o Programa Rotas Rurais, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Desde que foi lançada, a iniciativa já cadastrou o endereço de mais de 291 mil propriedades rurais e colocou no mapa mais de 57 mil kms de estradas rurais.
O principal foco do programa, que foi desenvolvido pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), é levar mais mobilidade e, consequentemente, competitividade aos produtores paulistas, como destacou a coordenadora do Rotas Rurais, Priscilla Fagundes. “O Programa Rotas Rurais é um programa pioneiro: São Paulo é o primeiro estado do Brasil a endereçar a zona rural, levando assim mais cidadania à população do campo. Estimamos que aproximadamente 2 milhões de residentes da zona rural foram beneficiados pelo programa até agora”.
O Endereço Rural Digital funciona como uma espécie de CEP rural personalizado, por meio da ferramenta PLUS CODE, do Google, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural. Além do endereço codificado, a plataforma disponibiliza mapas logísticos e roteadores interativos que permitirão a localização das rotas de acesso às propriedades, promovendo mobilidade, conectividade, segurança e outras políticas públicas mais eficientes e de transformação social.
“Fomos relatados que em algumas regiões do estado, foram reduzidos em até 30 minutos os atendimentos de ocorrências policiais e de saúde na zona rural. O que faz toda a diferença para atender a população”, explica Priscilla Fagundes.
As informações do Endereço Rural Digital podem ser utilizadas em aplicativos de navegação como Waze e Google Maps. Em qualquer lugar que o proprietário se encontre, é possível gerar um código exato da localização, que pode ser compartilhado com qualquer pessoa.
O sucesso do programa já é reconhecido. Neste mês o Rotas Rurais ganhou o prêmio “Excelência no uso de Location Intelligence na Gestão Pública”, durante o Gov Summit 2023, realizado em Brasília.
Para mais informações sobre como ter acesso ao programa, acesse o site da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo de São Paulo.
- Veja Também:
- IGP-M tem queda de preços de -5,28% no ano, diz FGV. Mas pode ser que não haja redução nos aluguéis
- Carretas de Mamografia da Secretaria da Saúde chegam a São Vicente e Pirassununga
- Projeto que reconhece o antigo Caminho do Ouro Paulista avança na Assembleia Legislativa
- Operação internacional contra exploração sexual infantil prende 14 em São Paulo