Governo Paulista reconhece São José dos Campos como polo aeroespacial

0
549

Essa conquista para a população joseense é fruto do empenho e dedicação da deputada Leticia Aguiar

Durante reunião realizada nesta terça-feira (10), no Palácio dos Bandeirantes, a deputada estadual Leticia Aguiar– PSL, recebeu a informação de que sua luta em favor da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte surtiu efeito positivo. A secretária estadual de Desenvolvimento Econômico: Patrícia Ellen, foi taxativa ao informar que o Governo do Estado de São Paulo incluiu a São José dos Campos no Polo Industrial de Agritech, Aeroespacial e Serviços Tecnológicos.

Segundo Leticia Aguiar, a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico apenas reconheceu o que o Mundo inteiro já sabe: A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte possui pujança na produção Aeroespacial.

“São José dos Campos sedia as principais empresas brasileiras na área Aeroespacial. A Embraer, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, por exemplo, são responsáveis pela geração de empregos, movimentam a economia local e produzem tecnologia utilizada em todo o País”, destacou Leticia Aguiar.

Por sua vez, a titular da Pasta de Desenvolvimento Econômico fez questão de destacar que São José dos Campos foi inclusa no Polo Industrial Agritech, Aeroespacial e Serviços Tecnológicos e uma nova modalidade produtiva foi criada para contemplar as cidades paulistas.

A IMPORTÂNCIA:

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a criação dos polos de desenvolvimento tem como objetivo incentivar, ainda mais, as atividades desenvolvidas nas regiões do estado, inclusive, criando estabilidade e condições econômicas adequadas para o crescimento, estabilidade e geração de empregos e renda.

“Estou convencida de que essa medida do Governo é muito importante e merece o nosso apoio. Tenho certeza de que a população de São José dos Campos e das 39 cidades que compõem a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte saem ganhando ao receberem apoio governamental para a expansão das atividades focadas na indústria aeroespacial”, finaliza Leticia Aguiar.          

A LUTA

Após ter conhecimento de que o Governo do Estado de São Paulo havia criado 11 polos industriais e que a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte não havia sido reconhecida como produtora de tecnologia aeroespacial, a deputada estadual Leticia Aguiar entrou em contato com a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico para que a análise feita pela Pasta fosse revista.

Por meio do ofício 273, a parlamentar apresentou todos os argumentos que comprovam a força da região no segmento aeroespacial.

“Para que não reste dúvidas, dados apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2009, apontam que o Produto Interno Bruto – PIB, da cidade de São José dos Campos é de, aproximadamente, R$ 22 bilhões, oriundo, em parte significativa das ações de geração de tecnologia aeroespacial”, informou Leticia Aguiar.

A parlamentar paulista foi ainda mais contundente na argumentação que apresentou ao Governo Paulista: “o Parque Tecnológico de São José dos Campos recebe constantemente a visita de delegações internacionais. Em 2015, cientistas franceses vieram acompanhar a produção da cidade”.

A declaração de Carlos Rondina Mateus, supervisor do Cluster Aeroespacial Brasileiro, em 2015, de que o município de São José dos Campos concentra 100% (cem por cento) da atividade espacial brasileira, também, foi utilizado pela deputada que representa a Região Metropolitana do Vale do Paraíba na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Por fim, Leticia Aguiar informou que, em 2016, São José dos Campos sediou o Aerospace Meetings Brasil, um dos principais eventos do setor, que contou com a presença de representantes de 250 empresas, sediadas em 20 países, o que retira qualquer argumento contrário a importância da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte para a atividade.

Veja abaixo cópia do Oficio enviado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico:

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui