O Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), órgão responsável pela realização do Campeonato Mundial de Futsal para Surdos, escolheu a cidade de São José dos Campos (SP) para sediar os jogos, que acontecerão entre os dias 10 e 19 de novembro.
A informação foi confirmada pela diretora da Confederação Brasileira de Desportos para Surdos (CBDS), Giselle Nascimento, que esteve visitando a cidade para vistoriar os hotéis, os ginásios e a infraestrutura de transporte da cidade para a realização do evento.
São José dos Campos que já foi sede da terceira edição da Surdolimpíada Nacional organizada pela CBDS, em 2021. Em novembro de 2023, o Brasil vai sediar pela primeira vez o Campeonato Mundial de Futsal de Surdos, pelo sucesso da Surdolimpíada, São José dos Campos era a escolha natural.
Em busca de apoio para a realização do evento, Giselle também visitou o gabinete regional da deputada estadual Leticia Aguiar, a parlamentar que trabalha pela comunidade surda é incentivadora do esporte para surdos comentou a grandiosidade do evento: “Na cidade em que nasci receber um evento internacional tão importante, de inclusão através do esporte, nos enche de orgulho e como única deputada estadual da região, não poderia deixar de apoiar”, disse a parlamentar.
A 5ª edição do Campeonato Mundial de Futsal de Surdos reunirá cerca de 600 atletas de 24 países que ficarão hospedados em São José dos Campos, a Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal da cidade apoia o evento.
Já em junho de 2024, o Brasil será sede da 2ª edição da Copa do Mundo de Futsal Veterano de Surdos +40 da Associação Internacional de Futebol para Surdos (DIFA), provavelmente também será em São José dos Campos.
Copa do Brasil
Começa agora de 7 a 10 setembro a Copa Brasil de Futsal para Surdos 2023, em Uberlândia (MG), o evento é organizado pela a CBDS e receberá times de todo o Brasil nas categorias masculino e feminino.
- Veja Também:
- São José dos Campos será sede do Campeonato Mundial de Futsal para Surdos
- Governo de SP apresenta sistema inédito no Estado para busca de pessoas desaparecidas
- CPI da Câmara vai pedir condução coercitiva de sócios da empresa 123Milhas
- Justiça reconhece liberdade de expressão e inocenta deputada em caso de denúncia contra delegado agressor de mulheres