Segurança Pública: S.J.Campos tem redução de furtos e roubos em 2022

Já a Região do Vale do Paraíba teve aumento no número de mortes violentas

0
1346
Rocam São José dos Campos Segurança Pública
Ronda com Motocicletas SJCampos - Foto Claudio Vieira - PMSJC

Referência em segurança pública, o município de São José dos Campos fechou o ano de 2022 com queda nos principais indicadores criminais, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, divulgados na última quinta-feira (26).

Em dezembro de 2022 o número de furtos caiu 8,3% em relação a dezembro de 2021 (de 483 para 443). A comparação também se aplica para a redução de 27,9% nos casos de roubo (de 147 para 106). As ocorrências de furto de veículos tiveram queda de 5,9% (de 102 para 96).

Os índices confirmam a tendência acentuada de redução há 6 anos, quando a Prefeitura investiu em ações de integração das forças de segurança com o programa “São José Unida” focada em prevenir a violência e reduzir os índices de criminalidade.

Casos de mortes violentas, por exemplo, tiveram queda de 37,8% de 2016 para 2022. Já os crimes contra o patrimônio também ratificaram a diminuição dos últimos anos, entre eles o caso de roubo de veículos, com redução de casos acima de 70%.

Região do Vale do Paraíba tem aumento no número de mortes violentas em 2022

Apesar da forte redução dos índices em São José dos Campos, em 2022 a região do Vale do Paraíba que concentra 39 municípios, registrou 378 mortes violentas frente aos 348 óbitos registrados no ano anterior pelo mesmo motivo. Ao todo, em 2022 foram 368 homicídios e 10 latrocínios.

O número leva em consideração casos de mortes em homicídios e latrocínios, que é quando a morte está ligada ao roubo.

Deputada Leticia Aguiar se reúne com o Capitão Derrite na Segurança Pública

Parlamentar debateu os investimentos, as ações de apoio e a valorização das Polícias Civil, Militar e das Guardas Municipais.

A deputada estadual Leticia Aguiar foi recebida pelo Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, na sede da SSP na capital paulista.

O objetivo da reunião, da deputada Leticia Aguiar com o Capitão Derrite foi debater os investimentos, as ações de apoio e valorização das Polícias Civil, Militar e das Guardas Municipais que são os agentes de segurança da linha de frente no combate ao crime no Estado de São Paulo.

Leticia Aguiar destacou as diversas demandas dos municípios de todo o estado de São Paulo e que chegam ao gabinete, pelas ações da equipe, trabalhando ao lado de vereadores, prefeitos e lideranças dos municípios, tudo sob a coordenação de Anderson Senna.

“Entregamos ao Capitão Derrite as demandas e solicitações de investimentos para as Polícias Civil, Militar e Guardas Municipais, que incluem desde a compra de viaturas e armamentos, até a construção e reformas de Batalhões, Companhias e Delegacias em todo o estado”, disse a parlamentar.

Leticia Aguiar também destacou a necessidade de aumentar o efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil, em especial nas Delegacias da Defesa da Mulher (DDMs), com a transformação de mais DDMs com atendimento 24 horas.

Outros crimes

Outros crimes como o estupro também tiveram aumento no Vale do Paraíba. No ano passado este tipo de crime cresceu 7,95% em relação ao ano anterior. Foram registrados 720 casos, sendo a maior parte deles, 545, contra vulneráveis.

Já os furtos de veículos cresceram 26,56% em relação a 2021.Em contrapartida o roubo de carros caiu 7,87% em relação ao ano anterior.

Também foi constatado queda nos roubos de carga que tiveram uma redução de 37,31% quando comparado com dados de 2021.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui