Os laboratórios privados de todo o estado de São Paulo serão obrigados, a partir de hoje (8), a divulgar todos os casos positivos e negativos do novo coronavírus (covid-19). A obrigatoriedade é parte de uma resolução publicada pela Secretaria estadual da Saúde de São Paulo, que inclui tanto os testes por RT-PCR, que identifica o material genético do vírus, quanto o teste rápido, que identifica a presença de anticorpos do vírus no sangue.
A partir de agora, os exames deverão ser notificados às vigilâncias epidemiológicas dos municípios de acordo com um modelo padrão. O informe deverá ser imediato após a avaliação do resultado. Todas essas informações constarão em um cadastro. “A partir de agora será obrigatória a notificação por laboratórios privados ao setor público”, disse o governador de São Paulo, João Doria.
Com a obrigatoriedade, o estado deverá aumentar em até quatro vezes a testagem monitorada diariamente. Atualmente, o governo de São Paulo faz oito mil exames diários para detectar o novo coronavírus. Com a inclusão dos que estão sendo feitos pelos laboratórios privados e empresas, de mais de 20 mil testes por dia, a expectativa é de que a capacidade diária de testes feitas em todo o estado cheguem a 30 mil exames por dia.
“Ao incluir testes da iniciativa privada ao monitoramento público, isso dará uma visão mais abrangente da pandemia e de como combatê-la”, disse Doria.
Protocolo para empresas
Já está disponível no site www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp o protocolo de testagem nas empresas, com recomendações sobre prevenção e monitoramento das condições de saúde de seus funcionários, colaboradores, fornecedores diretos e segurança de clientes.
Os protocolos foram elaborados com a Vigilância em Saúde do Estado e orientam como as empresas vão aderir de forma voluntária à realização e periodicidade de testes. São diretrizes e ações recomendadas para prevenção, triagem, testagem e contenção de casos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico apoiará as empresas nos contatos com a Secretaria da Saúde.
- VEJA TAMBÉM:
- Atividade econômica caiu 7% em abril, estima FGV
- Bolsonaro libera ajuda financeira de R$125Bi. Cidades da RMVale devem receber R$ 285 milhões
- Brasil perde mais de 860 mil empregos formais em abril
- Doria prolonga quarentena em SP e flexibiliza abertura da economia no interior
- Braga Netto: “se a economia não voltar, vai ter gente morrendo de fome
- Taxa de desemprego sobe para 12,6% em abril, diz IBGE