A empresa espacial sul-coreana, INNOSPACE, que tem o foguete lançador HANBIT-TLV, assinou um acordo tecnológico com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), para ensaios em voo.
“O espaçoporto de Alcântara possui condições para abrigar diversas atividades relacionadas à atividade espacial, que vão além da colocação de satélites em órbita da Terra. Nesse caso, temos a situação exemplar em que serão testados tanto um veículo, como um sistema inercial, ambos em desenvolvimento. Temos certeza q essa iniciativa do DCTA e da Innospace inaugurará um novo capítulo em nossa história de acesso ao espaço”, declarou o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura.
O foguete HANBIT-TLV levará a bordo a carga útil SISNAV, um sistema de navegação inercial que está sendo desenvolvido pelo DCTA e outras instituições.

Segundo Elcio de Oliveira, CEO da Innospace do Brasil em dezembro acontecerá o lançamento: “Nosso primeiro voo de teste da HANBIT-TLV está programado para o quarto trimestre de 2022 no Centro de Lançamento de Alcântara, no Brasil, que é um local de lançamento da Equatorial. Com este acordo, o HANBIT-TLV levará a bordo o SISNAV de carga, um sistema de navegação inercial que está sendo desenvolvido pela DCTA e outras instituições”, disse.
O primeiro voo de teste do foguete HANBIT-TLV está programado para ser lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado em Alcântara (MA).
“Esse acordo é significativo, porque a INNOSPACE e o DCTA estão comprometidos com o desenvolvimento técnico e operacional mútuo, e uma parceria contínua”, disse Soo Jong Kim, CEO da INNOSPACE.
São José dos Campos é reconhecida como Capital Estadual da Indústria Aeroespacial e Capital do Avião – Polo Aeroespacial fabrica Foguete, Satélite e Avião
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou e o governador sancionou a Lei que denomina a cidade de São José dos Campos como Capital Estadual da Indústria Aeroespacial e Capital do Avião: LEI Nº 17.418, DE 08 DE OUTUBRO DE 2021.
A deputada estadual Leticia Aguiar, que é natural de São José dos Campos, é autora do projeto de lei apresentado em 2019, e comemora o reconhecimento do Estado: “Fico feliz que o Estado de São Paulo, faça este reconhecimento mesmo que seja mais de 72 anos da implantação do DCTA e do ITA e mais de 52 anos depois da fundação da Embraer, São José dos Campos se desenvolveu a partir do desenvolvimento da indústria aeroespacial”, disse.
Leticia Aguiar teve como inspiração, o desejo e o legado do Engenheiro Coronel Ozires Silva, Fundador da Embraer; “Quando o Coronel Ozires me disse que se sentia frustrado pelo Governo não reconhecer oficialmente a vocação de São José dos Campos, apresentei o projeto de lei como uma forma de homenageá-lo, mas principalmente para criar uma nova oportunidade para o polo aeroespacial de São José dos Campos”, completou a deputada.

Para o Coronel Ozires Silva, o reconhecimento do estado pode criar novas oportunidades para a região do Vale do Paraíba: “Com a Lei, a vocação de São José dos Campos foi chancelada pela população do estado de São Paulo, de modo que o campo está aberto, aberto para iniciativas semelhantes e que possam proporcionar melhores oportunidades para todos os cidadãos das cidades que desejam conquistar um lugar de destaque entre as cidades do Brasil”, concluiu o Ex-Ministro da Infraestrutura.
Se existe um lugar onde a indústria genuinamente brasileira desenvolve tecnologia, produz, gera emprego e renda, este lugar é São José dos Campos (SP). Maior cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba no interior paulista.
O setor aeroespacial e de defesa brasileiro vivem a expectativa de um longo período de oportunidades com os investimentos na Base de Alcântara no Maranhão, além do crescimento de outras empresas desse segmento no Vale do Paraíba.
- VEJA TAMBÉM:
- Para Alexandre de Moraes, deputado fica inelegível mesmo com indulto
- Dep. Leticia Aguiar assina coautoria de PL que garante porte de arma para Guardas Municipais
- Agrishow:”Governo age para manter fornecimento de fertilizante”, diz presidente
- Cruzeiro poderá ser a “Capital de São Paulo” por um dia!
- Lei que reconhece Libras como língua oficial do país completa 20 anos
- Caixa paga hoje Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 5
- Presidente Jair Bolsonaro concede indulto a deputado federal Daniel Silveira
- TSE registra recorde no alistamento de eleitores de 15 a 18 anos