Comissão de Infraestrutura aprova audiência pública para tratar questão hídrica no Estado

Deputada Leticia Aguiar participou da primeira reunião ordinária da atual Legislatura

363
Comissão de Infraestrutura

Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa de São Paulo realizou a primeira reunião ordinária da 20ª Legislatura. Na ocasião, os membros deram aval a três projetos de lei em tramitação na Casa e aprovaram a realização de uma audiência pública para ouvir autoridades ligadas à questão hídrica.

Estiveram presentes o presidente da Comissão de infraestrutura, deputado Luiz Fernando (PT), e os seguintes membros do grupo colegiado: Carla Morando (PSDB), Dani Alonso (PL), Letícia Aguiar (PP), Marcos Damasio (PL), Rui Alves (Republicanos) e Thainara Faria (PT).

Projetos com aval

A Comissão deliberou sobre os itens da pauta e deu aval para continuidade da tramitação de projetos de lei, como o de número 699/2019, que autoriza o uso de imóveis desocupados de propriedade da Fazenda Pública do Estado por servidores públicos ou militares da Segurança Pública do Estado.

Os parlamentares também validaram o Projeto de Lei 870/2019, que torna obrigatória a remoção de cabos e fiação aérea excedentes e sem uso, instalados por concessionárias que operam ou utilizam rede. A proposta foi aprovada com emenda da relatora, a deputada Thainara Faria (PT).

“Gostaria de parabenizar os deputados e deputadas pela presença, dando quórum à primeira reunião da Comissão de Infraestrutura, uma das mais importantes da Casa, que vai debater, entre outras pautas, a privatização da Sabesp, a questão das empresas concessionárias de energia elétrica, que prestam serviço de péssima qualidade, e a reorganização administrativa do Estado”, argumentou o presidente, deputado Luiz Fernando.

Audiência Pública

Além dos projetos apreciados pela comissão de infraestrutura, os parlamentares aprovaram o Requerimento 623/2023, de autoria do deputado Dr. Jorge do Carmo (PT), que propõe a realização de uma audiência pública, com a finalidade de discutir a questão hídrica no Estado de São Paulo.

Jorge do Carmo, que presidiu a Comissão de Infraestrutura na legislatura passada, esteve presente na reunião, na condição de visitante, e ressaltou a importância da discussão. “Nós temos no Brasil e no mundo a escassez da água. A questão hídrica é uma questão à qual todos devemos nos ater, por isso propus esse requerimento, para que nos debruçássemos nessa questão que é tão gritante, especialmente no nosso Estado”, disse o parlamentar.

O documento aprovado sugere a presença dos seguintes convidados para a audiência: ministro de Minas e Energia; secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente; secretário estadual dos Transportes Metropolitanos; presidente da FNU (Federação Nacional dos Urbanitários); superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo); presidente da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo); diretor-presidente da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo); diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico); e o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).