Carretas da mamografia voltam a circular e atendem em Campinas e Grande SP

No mês dedicado ao combate ao câncer de mama, veículos do programa estadual ‘Mulheres de Peito’ percorrem quatro cidades para diagnóstico precoce da doença

0
812
Carreta da mamografia Flórida Paulista itajobi

O Governo do Estado de São Paulo leva as carretas do programa estadual “Mulheres de Peito”, realizando exames de mamografia, em quatro cidades das regiões de Campinas e Grande São Paulo no decorrer do “Outubro Rosa”, mês dedicado à prevenção e combate ao câncer de mama.

A partir de hoje (4), o serviço estará nas cidades de Americana, São Paulo, onde permanecem até o dia 16. Na sequência, vão para Campinas e Ferraz de Vasconcelos, onde ficam até o final do mês (confira abaixo datas e endereços).  

As carretas permanecerão por 15 dias em cada localidade. A iniciativa oferece mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido médico ou agendamento para mulheres de 50 a 69 anos. Basta apresentar RG e cartão SUS para ser atendida. 

Retomada

A circulação dos veículos foi retomada em setembro, graças à queda dos indicadores da pandemia de COVID-19. No decorrer do mês passado, estiveram presentes nas cidades de Presidente Prudente e Osasco e atenderam 880 pessoas.  

Retorno Carretas da Mamografi

A deputada estadual Leticia Aguiar (foto) fez uma série de indicações e pedidos ao Governo do Estado de São Paulo, cobrando o retorno das atividades do programa “Mulheres de Peito”, que utiliza as Carretas da Mamografia itinerantes para atender mulheres gratuitamente em todo o estado.

Desde o início de seu mandato a deputada fez indicações para que mais de 300 municípios recebem a Carreta da Mamografia: “Vou reforçar minhas indicações e pedidos para que os municípios que não possuem mamógrafos, ou atendimento especializado sejam prioridade na lista de cidades a receber as carretas de mamografia”, disse Leticia Aguiar.

Nesta retomada, serão realizados inicialmente 2,2 mil exames de mamografia gratuitos por mês. Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso. 

As pacientes fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para rastreamento do câncer de mama também podem utilizar o serviço. Neste caso, é preciso apresentar pedido médico, além de RG e cartão SUS. 

Os exames de mamografia são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas no exame são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem, serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital. 

Para contribuir com a agilidade e qualidade do diagnóstico, além do mamógrafo, cada carreta possui conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélfite, computadores, mobiliários e sanitários. Há equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos. 

O serviço móvel funciona em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi), responsável por fornecer equipamentos para auxílio de diagnóstico a diversos hospitais estaduais. 

O câncer de mama é um dos tipos mais comum entre as mulheres.  

O SUS oferece procedimentos para diagnóstico, como mamografia, ultrassom e biópsia, bem como todos os tipos de cirurgia para tratamento, como mastectomia (remoção da mama), reconstrução mamária, além de radioterapia e quimioterapia, definidas pelo médico.  

Agendamento telefônico


Mulheres com idade entre 50 e 69 anos e que estão há mais de dois anos sem realizar mamografias também podem marcar os exames sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pela central telefônica do programa. 

Para agendar, basta telefonar para 0800-779-0000. O agendamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Neste caso, os exames não são realizados nas carretas, e sim em um dos cerca de 200 serviços com mamógrafo do SUS de SP. 

O call center é uma iniciativa complementar às carretas-itinerantes, que tem como objetivo rastrear ativamente o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos para detecção da doença. 

Endereços das carretas por município: 

De 4 a 16 de outubro

Americana 

Praça Comendador Müller – Rua Rui Barbosa, s/ n 

São Paulo  

Neo Química Arena* – Av. Miguel Ignacio Curi, 111, Itaquera 

*mediante cadastro e agendamento prévio em ação promovida em parceria com o Sport Club Corinthians 

De 18 a 30 de outubro

Campinas 

Largo do Rosário, centro da cidade 

Ferraz de Vasconcelos 

Av. Brasil, 1807 – Vila Romanopolis 

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui