Corpus Christi: Tradição dos tapetes coloridos retornam após a pandemia

Missas, procissão e a famosa confecção de tapetes coloridos marcam o Corpus Christi 2022

0
196
Corpus Christi

Missas, procissão e a famosa confecção de tapetes coloridos marcam o Corpus Christi nas cidades do Vale do Paraíba, mas a cidade de Caçapava se destaca pela tradição de confeccionar os mais belos caminhos para a passagem do Corpo de Cristo.

Depois de dois anos de pandemia a volta das atividades está sendo comemorada pelos católicos em todos os cantos do Brasil, e como sempre o foco, segundo os organizadores, é mostrar para as pessoas o significado da fé cristã.

Em São José dos Campos a Paróquia São Dimas, região central, deve reunir centenas de fiéis para começarem desde muito cedo ainda período da manhã a fazer os famosos tapetes de Corpus Christi nas ruas. A catedral programou missas e  já organiza uma procissão pelas vias que receberam os desenhos.

Outras cidades da região, como Taubaté, Pindamonhangaba e Aparecida também devem reunir fiéis para confecção dos tapetes e da procissão.

TRADIÇÃO

Mas é na cidade de Caçapava, que acontece a celebração mais tradicional no Vale, durante o Corpus Christi 2022, serão cerca de 1.500 voluntários trabalhando na confecção dos tapetes. Segundo moradores “o objetivo é mostrar através dos desenhos o significado da fé, representada em cada pedacinho dos tapetes”, serão cerca de 3 km de tapetes confeccionados em areia tingida e materiais recicláveis; entre outros.

A procissão na cidade acontece tradicionalmente com início no Santuário de Santo Antônio, no bairro da Vera Cruz, e termina na Igreja São Benedito, onde acontece uma missa para milhares de pessoas.

Em Caçapava, o costume de ornamentar as ruas com tapetes coloridos para a passagem da procissão no dia de Corpus Christi tem mais de 50 anos. A tradição teve início em 1963 e, de lá para cá, poucas vezes os enfeites deixaram de ser feitos , e não será diferente neste Corpus Christi 2022.

Após dois anos de pandemia de Covid-19, as celebrações de Corpus Christi em Caçapava não tiveram os tradicionais tapetes coloridos ornamentando as ruas para passagem da procissão do Santíssimo Sacramento.

Por conta das medidas sanitárias impostas pela pandemia, a programação religiosa ficou restrita às missas. Em 2021, todas as paróquias realizaram celebrações durante o dia, algumas delas tiveram apenas um tapete simbólico em frente à igreja.

Corpus Christi

A Festa de Corpus Christi celebra solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Uma das datas mais tradicionais e importantes do calendário da Igreja Católica é o dia de Corpus Christi. A solenidade é celebrada pelos católicos há séculos, sempre no domingo seguinte ao que a igreja celebra a festa da Santíssima Trindade. Neste ano, a data é comemorada em 16 de junho e em diversas cidades é considerado ponto facultativo, assim como em outras datas comemorativas religiosas.

Mas, qual é o significado de Corpus Christi? A festa surgiu a partir de uma iniciativa do Papa Urbano IV, que instituiu a solenidade em 8 de setembro de 1264 por meio da bula Transiturus.

O pontífice teve a ideia de instituir uma data em honra ao corpo de Cristo após conhecer na Bélgica uma freira que viria a ser conhecida como Santa Juliana, que teria visões e afirmava que o próprio Jesus lhe dizia para que fosse celebrada uma festa em honra à Eucaristia.

Foi então que o papa protagonizou o chamado Milagre de Bolsena. De acordo com a tradição, se conta que o papa tinha dúvidas a respeito da presença de Cristo na eucaristia.

Foi então que ele peregrinou a Roma e na cidade de Colsena, ao partir a hóstia durante a celebração da missa, começou a escorrer sangue. O sangue jorrado foi tanto que chegou a sujar o altar e o chão da igreja. A festa chegou ao Brasil através dos portugueses que povoaram o Brasil Colônia.

Por que Corpus Christi 2022 tem datas diferentes todo ano e cai sempre na quinta-feira?

Grande parte das solenidades celebradas pela Igreja Católica tem relação com a Páscoa. Com Corpus Christi 2022 não é diferente.

Como a Páscoa é celebrada em uma data diferente a cada ano, consequentemente a festa em honra ao corpo de Cristo também é alterada.

Corpus Christi sempre é celebrado pelos fiéis na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que é o domingo seguinte ao de Pentecostes.

Sendo assim, Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa, enquanto Pentecostes acontece 50 dias após a festa da ressurreição

Corpus Christi 2022 é feriado nacional?

Apesar de sua importância religiosa, o dia de Corpus Christi não é feriado nacional. A data costuma ser determinada como ponto facultativo, que é uma data opcional, ou seja, em que fica a cargo da empresa ou instituição decidir se será um dia de descanso.

Em 2022, a celebração vai cair no dia 16 de junho, e continua na mesma classificação, segundo o calendário disponibilizado pelo Ministério da Economia em dezembro de 2021.

No entanto, os municípios também têm autonomia para definir se Corpus Christi 2022 será feriado em determinada cidade. Por exemplo, a capital paulista costuma estabelecer a data como feriado municipal. Mas, em relação ao ano de 2022, não haverá o feriado, por ele ter sido antecipado em 2021 como uma das medidas da prefeitura para conter o avanço da pandemia de covid-19 na época.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui