Covid-19 lota UTIs em Guarulhos e deputados acionam Governo-SP por omissão

Vagas em enfermaria registram 75,2% de ocupação

0
883
UTIS Guarulhos

Os leitos municipais das unidades de tratamento intensivo (UTIs) de Guarulhos, na Grande São Paulo, estão completamente ocupados devido à pandemia de covid-19. Segundo o último boletim divulgado pela prefeitura, as UTIs estão lotadas, e as vagas em enfermaria registram 75,2% de ocupação.

Por isso, a prefeitura informou que está contratando vagas de UTIs em Guarulhos, na rede privada de saúde e que pretende instalar mais leitos no hospital de campanha. Com isso, diz nota da prefeitura, a capacidade do hospital dobrará de 10 para 20 leitos de UTI “até, no máximo, terça-feira”.

Os deputados do PDO (Parlamentares em Defesa do Orçamento), preparam uma representação no Ministério Público contra o governo do estado por falta de investimentos e omissão no Hospital Geral de Guarulhos (HGG).

Em visita ao Hospital Geral de Guarulhos na tarde da última terça-feira, 26/05, os deputados constataram que o atendimento à população está prejudicado, já que todos os leitos destinados a pacientes com Covid19 estão ocupados. O HGG conta com 287 leitos no total, destes, apenas 77 estão destinados a pacientes com Covid19 (42 na UTI e 35 na enfermaria).

No HGG atuam 1600 profissionais e, desde o início da pandemia registrou 400 internações e 70 óbitos. Detalhe: neste período o hospital contabilizou mais de 400 afastamentos de profissionais da saúde por contaminação, ou seja, a cada paciente internado, em média, um profissional é infectado. Um dado muito grave.

A previsão é que, com a locação de vagas nos hospitais privados, sejam disponibilizados mais 28 leitos de UTIs em Guarulhos. “Além disso, a prefeitura fará um pregão eletrônico para compra de mais respiradores ainda nesta semana, ao mesmo tempo em que aguarda resposta das demais esferas de governo para as solicitações de equipamentos e leitos efetuadas”, diz a nota.

Guarulhos tem, até o momento, a confirmação de 293 mortes causadas pelo coronavírus. O município, que tem 1,3 milhão de habitantes, registrou ainda 3.056 casos de covid-19.

Os deputados do PDO, verificaram o estoque de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e constataram que a reposição dos materiais está bem limitada. Apuraram ainda que o atendimento à população poderia ser ampliado para mais 35 leitos, mas a falta recursos financeiros para isso. Para dar conta da demanda de Covid19, o governo repassa ao hospital um aditivo de R$ 500 mil por mês para atender a população de Guarulhos mais 9 municípios da Região do Alto Tietê, aproximadamente 1,5 milhão de habitantes.

Para se ter uma ideia da disparidade, o hospital de campanha do Ibirapuera (inaugurado em 1º de maio) conta com R$ 10 milhões por mês para manutenção. Mais um equívoco do governo, aparelhar hospitais de campanha em detrimento dos equipamentos de saúde que, passada a pandemia, continuarão servindo a população.

O PDO tem o objetivo de fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos durante a pandemia da Covid19. É formado pelos deputados Sargento Neri, Márcio Nakashima, Coronel Telhada, Adriana Borgo, Leticia Aguiar, Ed Thomas, Coronel Nishikawa, Conte Lopes e Tenente Coimbra.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui