Deixem Bolsonaro em Paz, acontece no tradicional Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, que mais uma vez será palco, no próximo dia 3 de agosto, às 10h da manhã, de uma manifestação em defesa da liberdade, da democracia e do ex-presidente Jair Bolsonaro, convocada por movimentos de direita da região com o apoio da deputada estadual Leticia Aguiar (PL) e do vereador Senna (PL).
Ambos os parlamentares são rostos conhecidos das manifestações populares desde os tempos do impeachment de Dilma Rousseff, passando pelo movimento “Fora PT” e agora encabeçando o coro que ecoa por todo o Brasil: “Fora Lula” e “Deixem Bolsonaro em paz”.
Manifestações nacionais ganham força
O ato do dia 3 de agosto integra uma mobilização nacional, que ocorrerá simultaneamente em diversas cidades brasileiras. Os manifestantes protestam contra o que chamam de perseguição política ao ex-presidente Bolsonaro, que teve imposta uma tornozeleira eletrônica e restrições absurdas, como a proibição de conceder entrevistas e falar publicamente sobre diversos temas.
“O que está acontecendo no Brasil é um atentado à democracia. Não podemos aceitar calados a tentativa de calar Bolsonaro e criminalizar a oposição”, afirmou a deputada Leticia Aguiar.
Leticia e Senna gravaram um vídeo juntos e publicaram em suas redes sociais convidando os joseenses para voltarem às ruas:
Trump entra na discussão: Deixem Bolsonaro em Paz!
A indignação com os acontecimentos envolvendo Bolsonaro ultrapassou as fronteiras brasileiras. O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em declaração recente, criticou duramente a imposição de medidas judiciais contra Bolsonaro. Em sua conta oficial, Trump afirmou:
“O presidente Bolsonaro está sendo perseguido injustamente. O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelos eleitores do Brasil — isso se chama eleição. DEIXEM BOLSONARO EM PAZ!”
Trump ainda mencionou que o governo Lula representa uma ameaça às liberdades democráticas, especialmente por seu alinhamento com países autoritários como China e Rússia, através da articulação nos BRICS.
O papel do Brasil nos BRICS e a inquietação americana
O atual governo brasileiro tem buscado aproximação estratégica com China e Rússia, o que preocupa líderes da direita mundial em especial os norte americanos. Para muitos manifestantes, essa guinada compromete a soberania nacional e afasta o Brasil de democracias ocidentais.
“A política externa brasileira deixou de priorizar valores como liberdade, direitos humanos e democracia. Agora, o foco é agradar ditadores”, criticou o vereador Senna.
Segundo ele, São José dos Campos, berço de grandes manifestações cívicas, não poderia ficar de fora deste movimento nacional.
Convocação geral: Parque Vicentina Aranha, 10h – Deixem Bolsonaro em Paz!
A manifestação do dia 3 de agosto promete reunir milhares de pessoas, com famílias, lideranças políticas, religiosos, empresários e patriotas que se sentem injustiçados com a condução política e judicial do país.
Senna convida os cidadãos:
“Vamos às ruas por nossa liberdade. Por Bolsonaro. Pela nossa democracia. Tragam suas bandeiras e venham de verde e amarelo. É hora de agir!”
Leticia Aguiar completa:
“O Brasil vive um momento decisivo. Quem ama essa pátria precisa levantar a voz.”