A deputada estadual Leticia Aguiar, em mais uma ação do Grupo PDO (Parlamentares em Defesa do Orçamento), esteve pessoalmente, nesta sexta-feira (26), visitando o Hospital Regional de São José dos Campos, para averiguar denúncia anônima da falta do uso de EPIs.
A parlamentar esteve acompanhada de seu chefe de gabinete, Anderson Senna, e sua equipe para visitar a área destinada ao atendimento de pacientes com COVID-19 na unidade hospitalar do Estado.
A equipe da deputada Leticia Aguiar foi devidamente autorizada a entrar e foi recebida pelo Superintendente Sr. Ernesto Stangeti e pelo Diretor Técnico Dr. Orlando Elídio, ambos acompanharam a visita do início ao fim.
O Hospital Regional oferece uma ótima infraestrutura e está plenamente capacitado para atender pacientes de Covid-19 que são encaminhados pela secretaria de estado da Saúde vindos de cidades de toda a região.
Durante a visita a deputada Leticia Aguiar , para averiguar a denúncia, a parlamentar esteve a ala da enfermaria de Covid-19 do Hospital Regional, em seguida devidamente paramentada com equipamentos de proteção individual (foto), vistoriou a UTI destinada a pacientes graves do Covid-19.
A deputada Leticia Aguiar destacou que recebeu denúncia anônima de possíveis irregularidades e sua missão é fiscalizar em nome da população: “Viemos verificar pessoalmente para ver se a população está sendo bem atendida e se os profissionais de saúde estão recebendo o respaldo necessário para trabalhar, sempre valorizando e reconhecendo o trabalho da equipe médica e de enfermagem na linha de frente da pandemia”, declarou.
Apesar de todo o cuidado, a equipe flagrou pelo menos dois funcionários que não utilizavam máscara, um deles dentro da ala da UTI do Covid-19.
Já quase no término da visita, uma funcionária do departamento jurídico do Hospital Regional tentou tumultuar a ação, alegando que a equipe estaria “invadindo o hospital” sem a devida proteção para estarem naquela ala. A afirmação causou surpresa, já que a deputada e toda sua assessoria estava autorizada, identificada e, o tempo todo, acompanhada pela equipe médica, em uma visita até aquele momento tranquila e cordial.
Em abordagem agressiva a funcionária tentou intimidar a deputada e causou indignação, já que a parlamentar flagrou funcionários da equipe de saúde circulando pela UTI do Covid-19 sem máscaras, item básico de proteção individual. A funcionária após o esclarecimento de todos os presentes reconheceu que errou, justificou-se e pediu desculpas pelos termos que utilizou.
DADOS
No Hospital Regional de São José dos Campos, administrado pelo estado em parceria com a Instituto Sócrates Guanaes, possui 28 leitos destinados aos casos de COVID-19, sendo: 18 de enfermaria e dez de UTI. Nesta sexta-feira estavam ocupados 13 leitos de enfermaria e seis de UTI, a taxa de ocupação gira em torno de cerca de 75% na UTI.
Denúncias em http://www.grupopdo.com.br
VEJA OUTRAS AÇÕES DO PDO:
- Vídeo: Dep. Leticia Aguiar, junto com grupo PDO, registra B.O. contra calúnia: “Não irão nos intimidar…
- Cada dia mais forte grupo PDO se consolida como principal fiscalizador do Executivo
- Grupo de deputados do PDO fiscaliza Hospital de Campanha de Heliópolis
- Senado poderá ouvir deputados do PDO sobre denúncias de irregularidades em SP
- Deputados denunciam irregularidades no Hospital de Campanha do Anhembi
- Deputados fiscalizam distribuição de cestas básicas à população carente
- Vazio e mal equipado, hospital de campanha em Ibiúna custa R$ 1,3 milhão por mês…
- Deputados irão ao MP contra o governo por omissão ao Hospital Geral de Guarulhos
- Deputados do PDO recebem apoio do CRM para fiscalizar hospitais
- FURP- Fundação para o Remédio Popular não recebe investimentos do governo de SP e produz graças a doações
- Deputados apuram irregularidades no Hospital de Vila Nova Cachoeirinha
- Parlamentares vão à justiça para suspender “super-rodízio de veículos” na Capital
- Em visita, deputados constatam que Hospital de Campanha funciona com metade da capacidade
- Em ação de fiscalização deputados elogiam empresa contratada para fornecer aventais ao Governo SP
- Após denúncia de deputados, Doria recua e cancela contrato milionário de compra de aventais
O grupo PDO é formado pelos deputados Sargento Neri, Márcio Nakashima, Coronel Telhada, Adriana Borgo, Leticia Aguiar, Coronel Nishikawa, Ed Thomas, Conte Lopes, Tenente Coimbra, e agora também Edna Macedo e Delegado Bruno Lima.