Deputada Leticia Aguiar fiscaliza pessoalmente a entrega de Medicamentos de Alto Custo

Reclamação de munícipes e longas filas em São José dos Campos motivaram o trabalho de vistoria e fiscalização.

0
1277

A deputada Leticia Aguiar, acompanhada de Anderson Senna, Carlos Fávaro e sua equipe, esteve pessoalmente, nesta quarta-feira (30), verificando as condições de atendimento e a entrega de medicamentos de alto custo na Farmácia Central de São José dos Campos.

Segundo a parlamentar o objetivo da visita é identificar falhas e propor soluções para diminuir o sofrimento da população nas filas: “Nosso objetivo é verificar onde o Estado está falhando, onde o município está falhando e unir esforços, juntar as mãos, para encontrar soluções e resolver o problema.”

A dispensação de medicamentos alto custo do Estado sempre foi uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e o Governo do Estado de São Paulo, os medicamentos fornecidos pelo Estado e pelo Ministério da Saúde são encaminhados à Farmácia Central, responsável pela entrega dos medicamentos aos munícipes.

A deputada e sua equipe, chegaram ao local as 7h da manhã e testemunharam uma fila que já se formava à frente da unidade, com muitos idosos e pessoas com deficiência.

Leticia Aguiar conversou com os munícipes e com funcionários e constatou que as dependências são inadequadas para tantas pessoas. Durante a visita a parlamentar utilizou as redes sociais para uma transmissão ao vivo afim de dar mais transparência a sua atividade.

“O que vemos aqui são condições inadequadas para o atendimento, é inacreditável que não se possa prever que isso ocorreria e que não sejam tomadas providências como: realizar um mutirão com mais funcionários, uma triagem feita ao longo da fila, disponibilizar uma atendimento mais adequado e humano à essas pessoas”, declarou a parlamentar.

A primeira preocupação da deputada Leticia Aguiar é com a falta de medicamentos de responsabilidade do Estado, a parlamentar constatou que os remédios fornecidos pelo Governo do Estado estão sendo entregas, a falta de alguns medicamentos é mínima e pontual, mas a informação não chega a todas as pessoas que vão até a Farmácia Central, gerando insatisfação: “ A maioria das pessoas são idosas e não acessam a internet ou os aplicativos para verificarem se os remédios estão disponíveis, e acabam vindo até aqui esperando por horas na fila para saírem sem os remédios, precisamos encontrar uma forma de melhorar esta logística”, declarou.

Leticia Aguiar conversa com munícipes na fila para entrega de medicamentos

A parlamentar esteve na semana passada com o Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, José Henrique Germann, para discutir uma séria de demandas que recebeu da população do Vale do Paraíba e de outras regiões. Na oportunidade cobrou do secretário um posicionamento para agilizar a entrega dos medicamentos em São José dos Campos, um problema que gera filas e é recorrente há meses na cidade.

A informação da secretaria da Saúde, foi de que uma empresa foi contratada para avaliar as melhorias e por pedido de Leticia Aguiar os medicamentos do Estado pudessem ser entregues diretamente ao município sem passar pelo almoxarifado agilizando a entrega, o que só ocorreria a partir de janeiro de 2020.

Após a vistoria, a deputada já determinou envio de um novo documento ao secretário de Estado da Saúde, solicitando uma nova audiência para tentar antecipar este processo e dar mais celeridade a entrega de medicamentos em São José dos Campos.

Deputada Leticia Aguiar conversa com secretário de Saúde de São José dos Campos

Na Farmácia Central a deputada também conversou com o secretário de Saúde de São José dos Campos, Dr. Danilo Stanzani, na oportunidade cobrou uma atenção melhor do município no atendimento da população para minimizar as filas, a parlamentar reafirmou que está trabalhando junto ao secretário de Estado José Henrique Germann, para agilizar a implantação das mudanças, passando o estoque para o município facilitando a dispensação de medicamentos.

A deputada Leticia Aguiar e sua equipe se deslocaram em seguida para o Almoxarifado de Medicamentos do Estado, o local onde são entregues todos os remédios para os munícipes de São José dos Campos e de mais 12 cidades da região, ali eles são separados e registrados no sistema. É neste local que as Prefeituras retiram os medicamentos de alto custo para distribuição em suas cidades.

Leticia Aguiar, Anderson Senna, Carlos Fávaro e equipe foram recebidos por Flaviane Ayres de Morais da Cruz- Diretora Técnica de Saúde responsável pelo setor de almoxarifado e distribuição dos medicamentos aos municípios.

Leticia Aguiar e sua equipe verifica chegada de medicamentos no Almoxarifado Central

No local a equipe constatou a grande quantidade de medicamentos com estoque para atender, por até 3 meses, todos os municípios da região. A deputada Leticia Aguiar recebeu as informações sobre a entrega semanal de medicamentos para São José dos Campos, cidade que recebe o maior número de medicamento em toda a região, atendendo em média cerca de 8 mil pessoas mensalmente.

Leticia Aguiar conferiu o excelente trabalho realizado pela equipe do almoxarifado e finalizou destacando a necessidade do repasse doa medicamentos diretamente para a Farmácia Central: “Aqui constatamos que os medicamentos estão disponíveis e que para evitar os problemas de entrega destes medicamentos na cidade de São José dos Campos, é necessária a descentralização, ou seja, a entrega do estoque trimestral para administração direta da Prefeitura de São José”, finalizou.

Para saber mais e acompanhar como foi a vistoria realizada assista o vídeo abaixo:

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui