Durante a quarentena o Dia da Terra propõe reflexões

0
732
Dia da Terra

Um dia de reflexão, um dia de pensar e agir pela sustentabilidade do planeta, essa é a ideia principal do Dia Internacional da Terra, comemorado anualmente no dia 22 de Abril. Este será o dia para incentivar ações individuais e coletivas para proteger a raça humana e a natureza.

A comemoração da data começou há 50 anos. Em 1970, pessoas saíram às ruas no dia 22 de abril para defender a implantação de uma agenda ambiental nos Estados Unidos após um grande vazamento de óleo. Em 2009, a data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas como Dia da Terra. Durante esses anos, foram realizados eventos, palestras e ações de conscientização com a participação da sociedade, entidades públicas e privadas. Em 2020, com grande parte da população mundial em quarentena, a data não terá grandes eventos.

No dia da terra, diversas reportagens têm mostrado como o meio ambiente tem reagido ao isolamento social imposto pelo coronavírus. Indicadores da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) mostram que a qualidade do ar no estado está muito melhor durante a quarentena. Imagens de satélite indicaram uma redução drástica na poluição da China. Imagens circulando na Internet mostraram os canais de Veneza limpos. Isso não quer dizer que pandemias sejam boas para a natureza, mas abre uma reflexão sobre como podemos ocupar o planeta sem destruí-lo.

Medidas adotadas no Palácio 9 de Julho

A Assembleia Legislativa participa do Programa de Uso Racional da Água (Pura), da Sabesp. A sede da Alesp possui torneiras com fechamento automático e vasos sanitários que gastam seis litros por descarga, o que auxilia no uso consciente da água.

No interior do prédio também são utilizadas lixeiras devidamente identificadas para o descarte de lixo reciclável e orgânico. Na iluminação, a Alesp utiliza lâmpadas de LED, que economizam até 80% da energia usada pelas incandescentes.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui