Ericsson anuncia investimentos de R$ 1 Bilhão em São José dos Campos

0
778

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (26) que o encontro com o CEO da Ericsson, Börje Ekholm, ocorrido na última segunda-feira, (25), tratou de investimentos da empresa e tecnologia 5G.

A fabricante sueca de equipamentos de telecomunicações planeja investir 1 bilhão de reais para ampliar sua fábrica em São José dos Campos (SP), desenvolvendo uma nova linha de montagem exclusivamente dedicada a produtos de tecnologia 5G que serão fornecidos para toda a América Latina.

O presidente Jair Bolsonaro admitiu conversar com o executivo sobre o leilão do 5G, mas salientou que a questão é técnica: “Estão investindo no Brasil há muito tempo, então você tem que dar uma certa prioridade para eles. Mas nós vamos decidir a questão do 5G levando-se em conta questão técnica e econômica”, afirmou Bolsonaro, emendando que a palavra final será do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

O movimento da Ericsson deve acirrar a competição com a finlandesa Nokia Oyj e a chinesa Huawei Technologies Co Ltd, que também têm fábricas no Estado de São Paulo e estão na corrida para liderar a implantação do 5G no Brasil.

“Já exportamos 40% do que é montado em nossa fábrica do Brasil para os países da América Latina e com o 5G não vai ser diferente. Essa linha de montagem vai servir Brasil e todos os países da América Latina”, disse Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson Latam South, após reunião com o presidente Jair Bolsonaro.

O investimento será feito entre 2020 e 2025 e inclui contratações, compra de maquinários, entre outras despesas, acrescentou o executivo.

Inicialmente, a empresa sueca gastará 200 milhões de reais para instalar a nova linha de montagem, disse Ricotta. “Nosso planejamento é que partir do terceiro trimestre de 2020 essa nova linha de montagem esteja funcionando, mas vamos equilibrar essa data de acordo com o leilão de 5G.”

Por ora, a previsão é de que o governo realize o leilão do 5G no segundo semestre de 2020.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui