Fique por Dentro: Dicas culturais para o fim de semana

Confira dicas de exposições e evento em São Paulo e em São José dos Campos

0
220
Dicas Culturais

As dicas culturais deste fim de semana é a programação especial sobre Folclore para as crianças e sobre o Futebol Feminino. Na sexta-feira, 25, os pequenos poderão se divertir na Fábrica de Cultura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, com a contação de história “O misterioso causo do Casco Quebrado”.

Já no domingo, 27, no Museu da Imagem e do Som, as crianças poderão participar de diversas atividades como a oficina de Fantasias do Folclore Brasileiro, em que elas criarão a própria fantasia de um personagem ligado ao folclore.

Para quem gosta de literatura, na sexta (25) e no sábado (26), especialistas de diferentes segmentos de instituições culturais do país se reúnem na Casa Guilherme de Almeida para debater sobre acervos, processos de restauro e a memória dos museus-casas.

No sábado, 26, o Paço das Artes realiza mais uma edição do Performa Paço, projeto criado em 2011 dedicado a performances artísticas. Durante todo o dia, quatro artistas ocuparão os espaços da instituição com apresentações que visam aproximar o público da produção contemporânea no campo da performance.

No interior, acontece na sexta (25) e no sábado (26), na cidade de Registro, a 3ª edição da Semana Sabor de SP. Com a presença de produtores artesanais da região, o Festival Gastronômico tem entrada gratuita e recebe o público com a culinária que integra o Vale do Ribeira, região que está entre as 10 Rotas Gastronômicas do Estado de São Paulo.

Destaque para a mostra itinerante “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” chega em São José dos Campos. A mostra do Museu do Futebol apresenta a história de resistência das mulheres brasileiras que foram proibidas de jogar bola, entre 1941 e 1979.

A exposição “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol”, em cartaz desde junho no Museu de Esportes de São José dos Campos, será estendida até o dia 16 de setembro.

A mostra itinerante, desenvolvida pelo Museu do Futebol vinculado ao governo do Estado de São Paulo, apresenta a história de resistência das mulheres brasileiras que foram proibidas por Lei de jogar bola, entre 1941 e 1979, e driblaram as dificuldades para manter o esporte vivo como sonho de mulheres e meninas das gerações atuais.

O museu localiza-se nas dependências do estádio Martins Pereira e está aberto de segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h. Neste sábado (26), excepcionalmente, a mostra poderá ser visitada das 8h às 14h.

Também no sábado, às 16h, em parceria com o Museu do Futebol, acontecerá uma programação cultural ligada à exposição itinerante CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol. O “Encontro das Pioneiras: Tiro de Meta Futebol Feminino São José dos Campos” será realizado no Pavilhão Marina Crespi no Parque Vicentina Aranha e é aberto ao público.

O Encontro das Pioneiras vai discutir a visibilidade do futebol feminino e relembrar momentos marcantes da modalidade a partir da experiência de ex-jogadoras e de uma ex-dirigente de futebol da cidade: Selma Proficio (técnica do Raios de Sol e da Seleção de São José), Solange Gouvea (campeã paulista e primeira árbitra), Sandra (goleira do Raios de Sol), Lindonice de Brito (primeira presidenta de futebol São José Esporte Clube), Valéria Bonfim (ex-jogadora da Seleção Brasileira), Meire (goleira Raios de Sol e Seleção) e Alessandra (ex-jogadora do Raios de Sol).

Durante o evento, elas vão contar várias das histórias que foram levantadas pela pesquisadora Zuleika Stefânia Sabino Roque para a exposição itinerante CONTRA-ATAQUE!, que tem um módulo específico sobre a história do futebol de mulheres em São José dos Campos.

SERVIÇO

Encontro das Pioneiras: Tiro de Meta Futebol Feminino – São José dos Campos
26/08 | Sábado
Horário: 16h
Local: Pavilhão Marina Crespi Parque Vicentina Aranha
Entrada gratuita

CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol – Exposição itinerante
De 12/6 a 16/9/2023
Museu de Esportes de São José dos Campos
Estádio Martins Pereira – Portão 2
Rua Ana Gonçalves da Cunha, 340 – Jardim Jussara
São José dos Campos
De segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h*

Sábado 26/08 – Aberto excepcionalmente das 8h às 14h
Entrada gratuita

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui