O presidente Jair Bolsonaro participou hoje (25) do lançamento da revitalização do sistema de alta tensão de Furnas, associado à usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
A revitalização será financiada pela Itaipu Binacional, que vai investir cerca de R$ 1 bilhão, em cinco anos, para modernizar o sistema de Corrente Contínua de Alta Tensão (HVDC), construído e operado por Furnas, empresa subsidiária da Eletrobras, vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
O sistema transmite ao mercado brasileiro a energia produzida pela usina binacional. Em nota, a empresa explicou que a revitalização é considerada estratégica para o Brasil e para o Paraguai, tanto pela garantia de acesso ao mercado brasileiro (para o Paraguai) como pela segurança energética.
“O Paraguai tem direito a 50% da produção de Itaipu, mas com 15% já supre cerca de 90% de seu consumo de energia. O excedente de produção não utilizado pelo país vizinho é comprado pelo Brasil. A energia total de Itaipu abastece em torno de 14% de toda a demanda brasileira”, diz a nota.
- LEIA TAMBÉM:
- Bolsonaro diz que troca na Petrobras é natural e prega previsibilidade
- Militares da Reserva já podem atuar nas Escolas Cívico-Militares
- Covid-19: Fiocruz recebe mais 2 milhões de doses na próxima semana
- Bolsonaro reduz a zero impostos federais sobre gás e diesel
- Deputada Leticia Aguiar pede prioridade de vacina para os Policiais Militares
- PLC que aumenta idade para ingresso na Polícia Militar tem pedido de urgência