Indicada por Leticia Aguiar, Mariângela Zan recebe “Prêmio Inezita Barroso”

Os destaques da música caipira foram selecionados em votação pela Comissão de Educação e Cultura da Alesp

0
929
Mariângela Zan
Foto: Arquivo pessoal Facebook

Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo selecionou os grupos e personalidades da música caipira que serão homenageados com o Prêmio Inezita Barroso. A deliberação ocorreu em reunião virtual realizada nesta terça-feira (14/12).

A premiação foi criada através da Resolução 906/2016, de autoria do ex-deputado Marcos Martins, com o intuito de homenagear o gênero musical caipira raiz e outras formas de arte correlatas. Além disso, a honraria carrega o nome de Inezita Barroso, primeira mulher a gravar música caipira e responsável por sucessos como “Cabocla Tereza”, “Colcha de Retalhos” e “Saudades do Matão”.

A comissão selecionou 20 personalidades ou grupos entre 70 indicados por parlamentares ou pela sociedade civil, baseados em cinco critérios: trabalho prioritário com a música caipira raiz, fomento à música através de formação na área, trabalho coletivo para preservação da memória da música paulista, qualidade da produção e igualdade de gênero.

Entre os escolhidos, nove foram indicados por parlamentares. São eles: Rubinho Veio Curureiro de Tatuí, Grupos Raiz de Violas, Irmãs Jacó, Durval e Davi, Craveiro e Cravinho, Luiz Honório de Oliveira, Mariângela Zan, Orquestra Municipal de Viola Caipira do Mirante do Paranapanema e Orquestra de Violeiros Ouro na Serra.

Mariângela Zan

A deputada estadual Leticia Aguiar , (foto) fez a indicação do nome da apresentadora do programa Aparecida Sertaneja da TV Aparecida, que teve seu nome aprovado pela Comissão de Educação e Cultura: “Com muita honra indicamos a Mariângela Zan por sua história na defesa e divulgação da música sertaneja, e por ser uma mulher forte defensora dos valores familiares e cristãos que acreditamos”, disse a parlamentar.

Outros dez vencedores foram indicações da sociedade civil. Entre eles estão: Donizete dos Santos, Ademar Braga, Grupo Viola Raiz Sertaneja de Pirapozinho, Grupo Rancho Alegre Viola Caipira de Presidente Bernardes, Orquestra Filarmônica de Violas, Leyde e Laura, Tião Goiano e Paraguaçu, Ranulpho Faria, Juliana Andrade e João Miranda.

Por fim, a última selecionada, Orquestra de Viola Caipira de Franco da Rocha, foi indicada pela Secretaria da Cultura do próprio município.

A deputada Janaina Paschoal (PSL), parabenizou os indicados e lamentou não poder homenagear todos. “A gente fica chateado de não poder contemplar todos os indicados. Tenho certeza que merecem por esse trabalho inestimável pela cultura popular e pela música sertaneja”, disse.

A cerimônia de premiação da quinta edição do Prêmio Inezita Barroso acontece no dia 11 de março de 2022, com início previsto para as 10h.

Mariângela Zan


Nascida em São Paulo, capital, no ano de 1974, Mariângela Zan é filha do acordeonista italiano Mario Zan. Começou sua carreira na música acompanhando seu pai em shows por todo o Brasil, onde fazia participações como backing vocal. Dois anos depois, assumiu o vocal da banda cantando canções do repertório de seu pai, se apresentando principalmente em bailes pelo país, onde, segundo ela mesma, “é nesse ambiente que um intérprete aprende a cantar todos os rítmos”

Apresentações em programas de TV


Durante 14 anos de sua vida, Mariângela apresentou-se em carreira solo e ao lado de seu pai em diversos programas de TV, como Altas Horas, da Rede Globo e Viola, Minha Viola, da TV Cultura. Mariângela também apresentou o programa de televisão Mário Zan e Seus Convidados pela Rede Vida, onde dividiu o comando da atração com seu pai, por dois anos.

Carreira solo


No ano de 2007, aderiu à chamada carreira solo e desde então vem se apresentando em praças e em centros culturais, sobretudo com influências da cultura folclórica e da MPB, sobretudo a musica sertaneja raiz. Nesta nova fase, ela já se apresentou em diversas emissoras de TV do Brasil como TV Bandeirantes São Paulo, TV Gazeta, Emissoras Pioneiras de Televisão (EPTV), entre outras.

Programa de TV


No dia 4 de janeiro de 2016, estreou no comando do programa Aparecida Sertaneja, na TV Aparecida.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui