O Índice de Confiança da Construção Civil, medido no país pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 1,4 ponto em novembro, na comparação com outubro. Foi a primeira queda do indicador, que apresentava altas desde maio e que chegou a 93,8 pontos, em uma escala de zero a 200.
“Após seis meses de alta contínua, a confiança dos empresários da construção recuou, refletindo uma piora das expectativas em relação à demanda e ao ambiente de negócios nos próximos meses. O movimento deu-se nos três segmentos setoriais – Edificações, Infraestrutura e Serviços Especializado – indicando a insegurança com as incertezas elevadas do cenário geral”, afirmou a pesquisadora da FGV Ana Maria Castelo.
A queda do indicador foi puxada pela confiança no futuro, medida pelo Índice de Expectativas, que caiu 2,9 pontos, passando para 96,2 e voltando a patamar inferior a fevereiro, período pré-pandemia (99 pontos).
O Índice de Situação Atual, que mede a percepção sobre o presente, ficou estável em 91,5 pontos. O Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) diminuiu 1,8 ponto percentual para 72,7%.
Inflação da construção civil fica em 1,29% em novembro
Taxa é inferior ao 1,69% observado em outubro

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) registrou inflaçãode1,29% em novembro deste ano. A taxa é inferior ao 1,69% observado em outubro, de acordo com dados divulgados hoje (25) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O INCC-M acumula taxas de inflação de 7,71% no ano e de 7,86% em 12 meses.
Os materiais e equipamentos registraram inflação de 2,85% em novembro, abaixo dos 4,12% de outubro. Por outro lado, os serviços e a mão de obra tiveram alta da taxa de inflação.
A inflação dos serviços subiu de 0,33% em outubro para 0,73% em novembro. Já a taxa da mão de obra passou de 0,19% para 0,24%.
- VEJA TAMBÉM:
- Deputados cobram do governo Doria informações sobre a vacina chinesa
- Doria prorroga quarentena no estado até 16 de dezembro
- Doria adia reabertura total e vê aumento de casos de Covid-19 no estado
- Leticia Aguiar critica aumento de ICMS do Governador Doria
- Perdeu o emprego? Veja como pedir o seguro-desemprego