Mulheres com deficiência têm até sexta para se inscrever em curso gratuito de liderança

Programa estadual TODAS in-Rede oferece aulas temáticas para mulheres com deficiência que buscam autonomia e independência financeira

0
55
Mulheres com deficiência

Mulheres com deficiência que residem no estado de São Paulo podem se inscrever até esta sexta-feira (26) para o curso de Liderança Feminina do programa TODAS in-Rede, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) com apoio da Secretaria de Estado de Políticas para a Mulher (SP Mulher). A capacitação é online, gratuita e acessível, e tem o objetivo de auxiliar mulheres com deficiência sobre temas que abrangem o empreendedorismo e os direitos femininos. As vagas são limitadas e as aulas começam no dia 4 de maio.

Dados do Observatório da Pessoa com Deficiência revelam que 2,1 milhões de mulheres com deficiência residem no estado de São Paulo e, embora elas representem 64% da população paulista com deficiência, a proporção ocupada por mulheres com deficiência no mercado de trabalho é de 38,9%. O programa TODAS in-Rede é uma das estratégias do Governo de São Paulo para trazer equidade a esta temática, abordando a empregabilidade como uma das estratégias para a independência.

Diante da realidade vivida por mulheres com deficiência, como a violência de gênero e o capacitismo, a coordenadora do programa TODAS in-Rede, Caroline Reis, ressalta a importância do aprendizado sobre direitos. “O TODAS in-Rede é um programa extremamente importante para todas as mulheres com deficiência porque, infelizmente, a violência contra a mulher ainda é uma realidade mundial. O curso proporciona a elas a oportunidade de aprender sobre seus direitos, que muitas vezes elas nem sabem que têm, e de entender a importância de serem independentes”, ressalta.

Criado em 2020, o TODAS in-Rede tem como objetivo incentivar a independência e a autonomia das mulheres com deficiência através da oferta de cursos gratuitos que abrangem temas sobre trabalho, renda e autoestima; direitos afetivos, sexuais e reprodutivos; prevenção à violência; relacionamentos interpessoais; envelhecimento; habilidade socioemocionais; fundamentação teórica; direitos políticos; estratégias de mobilização e atuação política.

O curso conta com certificação, é online e acessível em Libras. As aulas desta nova turma ocorrerão aos sábados do mês de maio, nos dias 4, 11, 18, 25, das 9h às 13h.

A iniciativa é fruto de parceria com a Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME). Mais informações no site: www.todasinrede.sp.gov.br

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui