Paraciclista de São José é tricampeão brasileiro e líder do ranking nacional

Com vitória no campeonato brasileiro, o atleta fechou o ano com dupla conquista

0
453
Rafael Almeida comemora tricampeonato de paraciclismo- Foto: Divulgação

O atleta Rafael Almeida, 28 anos, paraciclista de São José dos Campos, venceu o campeonato brasileiro de paraciclismo em São Carlos (SP) no último final de semana (30 e 1º), e sagrou-se tricampeão brasileiro. Com vitória na última competição de 2019, Rafael fechou o calendário na liderança do ranking nacional pelo quarto ano seguido.

A disputa aconteceu no sábado e domingo na cidade de São Carlos. A prova contra relógio teve um percurso de 16 quilômetros e a prova de resistência teve 45 quilômetros. A prova foi disputada, o segundo lugar ficou apenas 58 segundos atrás de Rafael.

“As provas foram realizadas em um percurso duro, com longas subidas, exigindo muita força e resistência dos atletas. No sábado, na prova de contra relógio, fiquei em 1° lugar com uma diferença de apenas 58 segundos do 2° colocado, atleta do Rio de Janeiro”, comentou o paraciclista.

O dia amanheceu fechado e a chuva prova de resistência aconteceu em baixo de chuva. Superando a adversidade, Rafael conseguiu conquistar novamente o 1° lugar, dividindo o pódio com os atletas de Belo Horizonte e de Santa Catarina.

Com o resultado, Rafael teve a conquista duplicada: venceu o campeonato brasileiro e fechou o ano em 1º lugar no ranking nacional. O atleta joseense agora é tricampeão brasileiro de paraciclismo (2016, 2017 e 2019) e tetracampeão do ranking nacional (2016, 2017, 2018 e 2019).

Incentivo ao esporte

Rafael ficou paraplégico aos 19 anos por conta de um acidente de moto, começou no paracilcismo como parte do processo de reabilitação e deste então não parou mais. Mesmo com todas as conquistas, este é o primeiro ano que Rafael é patrocinado como atleta. Ele conta que compete profissionalmente há cinco anos e de início tirava dinheiro do próprio bolso para bancar sua vida de atleta.

“Estou a há cinco anos no paraciclismo. Eu participei durante esses anos com dinheiro do meu próprio bolso. Inclusive tive que deixar de ir em algumas competições porque faltou dinheiro”, conta o atleta.

Porém, em 2019, Rafael conseguiu patrocínio da empresa DM Card e da prefeitura de São José dos Campos pela LIF (Lei de Incentivo Fiscal). Com o apoio, o paraciclista participou de todas as competições do calendário 2019.

“Ter uma empresa como a DM Card me patrocinando e com o apoio da prefeitura, me traz segurança pra realizar meu projeto como atleta. Existem os gastos, condições pra treinar, academia e competições. Como o apoio, não deixei de participar de nenhuma competição neste ano”, diz Rafael.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui