Projeto AMICÃO é aprovado pela CCJR da Assembleia Legislativa

Pelo projeto Escolas Estaduais poderão ter a presença de cães em sala de aula

0
1062
Alunos e professores aprovaram o Projeto CãoLega em Escola do Recife

Inspirada no projeto “Cãolega”, implantado com sucesso no Recife em Pernambuco, que conseguiu destaque por criar uma nova sinergia na comunidade educacional, a deputada Leticia Aguiar (PSL) teve o PROJETO DE LEI Nº 853, DE 2019, de sua autoria e que institui o programa “AMICÃO” nas redes pública e particular de Ensino do estado de São Paulo, aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa.

O Projeto Amicão, também tem a assinatura do deputado delegado Bruno Lima, que assim como Leticia Aguiar, é um forte defensor da causa animal. Para o deputado o projeto é importante porque tem como foco a conscientização da população com relação ao combate a crimes contra os animais de estimação: “É importante chamar a atenção para os crimes de maus tratos e tráfico de animais, temos a obrigação de olhar para a educação e a formação dessas crianças”, disse.

Com o projeto, o Governo do Estado poderá adicionar uma disciplina na grade curricular das escolas em que serão ministrados conhecimentos relacionados com a proteção dos animais, contando com a presença de um bicho de estimação em sala “Entendemos que a presença desses novos integrantes em sala de aula é importante para convívio dos alunos e contribuirá para que alunos com Síndrome de Down; Déficit de Atenção; Autistas ou algum retardamento de desenvolvimento sintam-se incluídos dentro da comunidade estudantil e utilizem essa nova disciplina como uma espécie de tratamento e acompanhamento complementares” declarou a deputada Leticia Aguiar.

Aprovado na CCJR o Projeto de Lei 853/19 segue em tramitação e será analisada pela Comissão de Educação e Cultura.

Bicho de estimação não é brincadeira

Animais ajudam crianças a ter mais responsabilidade e a desenvolver habilidades sociais e emocionais. Conviver com bichos de estimação não é só uma fonte de diversão para os pequenos.

Os animais de estimação conseguiram uma façanha importante: deixaram os quintais das casas para ocupar lugar de destaque nas famílias brasileiras. Hoje eles integram os lares e ajudam no desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes.

O convívio de meninos e meninas com os pets, segundo especialistas, não provoca apenas diversão e lazer. Alguns benefícios como desenvolvimento de um senso de responsabilidade maior e a possibilidade de prepará-los emocional e socialmente são outras das vantagens que a presença de animais pode trazer.

Os benefícios da interação podem ser vários, o principal seria o fato de que o afeto criado pela relação permite que a criança desenvolva aspectos emocionais e saiba também se portar melhor socialmente.

EMA- Educação Mediada por Animais

Esse recurso pedagógico inovador, busca compreender como pais e professores analisam a contribuição do cão, a partir do processo de terapia mediada, para a aprendizagem e o desenvolvimento das funções cognitivas dos estudantes com deficiências ou necessidades educacionais especiais.

Acredita-se que a “EMA” possibilita muitos benefícios em muitas áreas do desenvolvimento humano, em especial no aspecto cognitivo e emocional, podendo favorecer a inclusão de alunos por ser uma abordagem muito útil e de grande eficácia para a melhora do sujeito em diferentes quadros de deficiências, transtornos e patologias

Outro exemplo é a Terapia Assistida por Animais – TAA, cães ajudam no tratamento de pessoas com diversas enfermidades. Em alguns casos, eles agem de forma mais rápida do que muitos medicamentos e sem efeitos colaterais. Pessoas que demorariam meses para alguma reação, quando estimuladas por cães apresentam reflexos mais rapidamente.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui