O governador em exercício do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciaram na tarde desta sexta-feira (4) novas medidas de enfrentamento à Covid-19, entre as medidas os shoppings poderão funcionar 24h para compras de Natal — o objetivo, disseram, será evitar aglomerações durante as compras de fim de ano.
Em São Paulo, seguindo exemplo da Inglaterra, parlamentar solicitou comércios funcionando por até 24h, em dezembro

A deputada estadual Leticia Aguiar (foto), protocolou na última quinta-feira (3), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do estado de São Paulo, um ofício pedindo a reavaliação do horário de funcionamento do comércio paulista no Plano São Paulo de Flexibilização. No documento a parlamentar propõe funcionamento do comércio por até 24 horas durante o mês de dezembro.

Nesta quarta-feira (4) o diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês , Paulo Chapchap, 65, (foto), criticou as medidas de enrijecimento da quarentena adotadas pelo governo de João Doria (PSDB) e defendeu a ampliação do horário de abertura dos Shoppings: ” Em relação aos shoppings, não vejo sentido na limitação do horário de funcionamento em até dez horas“. Chapchap acredita que, se o horário fosse ampliado, haveria diluição da quantidade de pessoas, evitando eventuais aglomerações.
Rio de Janeiro
O prefeito Crivella explicou que, por conta do aumento de casos, as escolas municipais serão fechadas. A decisão, segundo ele, atende a um pedido do Ministério Público e do Comitê Científico, que já havia feito a sugestão na quarta-feira (2).
Já shoppings e centros comerciais poderão funcionar 24 horas por dia no fim do ano, evitando assim, segundo Crivella, aglomerações para as compras de Natal.
“Para evitar aglomerações nos meios de transportes, os shoppings centers e centros comerciais serão autorizados a funcionar 24 horas por dia durante o período de Natal”.
Marcelo Crivella – Prefeito do Rio de Janeiro
Além disso, o prefeito falou que, a partir da semana que vem, os tomógrafos do município — aparelhos usados para realizar exames de imagem — vão funcionar 24 horas por dia para atender pacientes infectados pelo coronavírus.
Antes do anúncio, o Govenador Castro ressaltou que vem trabalhando, em parceria com o município, com foco em 4 pilares:
Transparência;
Reabertura de leitos;
Fiscalização;
Conscientização da população.
E destacou que, para não haver retrocesso, a população precisa assumir responsabilidades, como manter o distanciamento, evitar aglomeração e usar de álcool em gel e máscara.
Os dois governantes disseram ainda que vão aumentar a fiscalização no RJ.
Na quinta-feira (3), os dois se reuniram no Palácio Guanabara, sede do poder estadual, por mais de duas horas para discutir o retorno de medidas de isolamento social na cidade para conter o crescimento do número de casos de Covid-19.
- VEJA TAMBÉM:
- Leticia Aguiar solicita reavaliação do horário de funcionamento do comércio em São Paulo
- Leticia Aguiar e Janaina Paschoal cobram informações sobre demolição do Ginásio do Ibirapuera
- Doria regride SP para Fase Amarela. Veja o que muda
- Deputados apresentam projeto para suspender a extensão da quarentena