O governador em exercício do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciaram na tarde desta sexta-feira (4) novas medidas de enfrentamento à Covid-19, entre as medidas os shoppings poderão funcionar 24h para compras de Natal — o objetivo, disseram, será evitar aglomerações durante as compras de fim de ano.
Em São Paulo, seguindo exemplo da Inglaterra, parlamentar solicitou comércios funcionando por até 24h, em dezembro
A deputada estadual Leticia Aguiar (foto), protocolou na última quinta-feira (3), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do estado de São Paulo, um ofício pedindo a reavaliação do horário de funcionamento do comércio paulista no Plano São Paulo de Flexibilização. No documento a parlamentar propõe funcionamento do comércio por até 24 horas durante o mês de dezembro.
Nesta quarta-feira (4) o diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês , Paulo Chapchap, 65, (foto), criticou as medidas de enrijecimento da quarentena adotadas pelo governo de João Doria (PSDB) e defendeu a ampliação do horário de abertura dos Shoppings: ” Em relação aos shoppings, não vejo sentido na limitação do horário de funcionamento em até dez horas“. Chapchap acredita que, se o horário fosse ampliado, haveria diluição da quantidade de pessoas, evitando eventuais aglomerações.
Rio de Janeiro
O prefeito Crivella explicou que, por conta do aumento de casos, as escolas municipais serão fechadas. A decisão, segundo ele, atende a um pedido do Ministério Público e do Comitê Científico, que já havia feito a sugestão na quarta-feira (2).
Já shoppings e centros comerciais poderão funcionar 24 horas por dia no fim do ano, evitando assim, segundo Crivella, aglomerações para as compras de Natal.
Além disso, o prefeito falou que, a partir da semana que vem, os tomógrafos do município — aparelhos usados para realizar exames de imagem — vão funcionar 24 horas por dia para atender pacientes infectados pelo coronavírus.
Antes do anúncio, o Govenador Castro ressaltou que vem trabalhando, em parceria com o município, com foco em 4 pilares:
Transparência;
Reabertura de leitos;
Fiscalização;
Conscientização da população.
E destacou que, para não haver retrocesso, a população precisa assumir responsabilidades, como manter o distanciamento, evitar aglomeração e usar de álcool em gel e máscara.
Os dois governantes disseram ainda que vão aumentar a fiscalização no RJ.
Na quinta-feira (3), os dois se reuniram no Palácio Guanabara, sede do poder estadual, por mais de duas horas para discutir o retorno de medidas de isolamento social na cidade para conter o crescimento do número de casos de Covid-19.
- VEJA TAMBÉM:
- Leticia Aguiar solicita reavaliação do horário de funcionamento do comércio em São Paulo
- Leticia Aguiar e Janaina Paschoal cobram informações sobre demolição do Ginásio do Ibirapuera
- Doria regride SP para Fase Amarela. Veja o que muda
- Deputados apresentam projeto para suspender a extensão da quarentena