Se beber não dirija: Polícia surpreende 1,5 mil motoristas sob efeito de bebidas alcoólicas

Policiais militares permanecem em regime de prontidão em toda a malha viária paulista na Operação Carnaval Mais Seguro 2020

0
1229
Se beber não dirija

A recomendação é antiga: Se beber não dirija, mas alguns motoristas abusam durante o carnaval. O Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), da Polícia Militar do Estado de São Paulo, segue fazendo fiscalização rigorosa em regime de prontidão em toda a malha viária paulista na Operação Carnaval Mais Seguro 2020.

São mais de 3,5 mil policiais militares, 124 bases operacionais e mais de 800 viaturas policiais, diuturnamente, na prevenção criminal e segurança do trânsito. Uma das infrações de trânsito que mais atentam contra a preservação da vida é a ingestão de álcool ou outras substâncias psicoativas que determinem dependência.

De acordo com os resultados parciais compilados em dois dias de operação, já são mais de 40 mil motoristas submetidos ao teste do etilômetro, dos quais 1.548 foram autuados e 21 presos em flagrante delito pelo crime de embriaguez ao volante. Nunca a recomendação “se beber não dirija” foi tão necessária.

Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência ou mesmo de recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, enseja em infrações gravíssimas (sete pontos no prontuário), com multas no valor de R$ 2.934,70, além do recolhimento imediato do documento de habilitação, bem como da penalidade de suspensão do direito de dirigir por doze meses. Por isso se beber não dirija.

Na hipótese de reincidência, as multas serão no valor de R$ 5.869,40. A conduta também pode caracterizar o crime com pena de detenção de 6 meses a 3 anos.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui