SP: homem invade escola, fere professoras e é preso em Ipaussu

Em 2021 ex-vereador enviou requerimento solicitando investimento em segurança nas escolas do município

514
Escola Ipaussu invade escolas

Um homem de 22 anos foi preso em flagrante após invadir uma escola em Ipaussu (SP), esfaquear duas professoras e fazer um professor de refém.

A Polícia Militar informou que o crime ocorreu na noite do último dia 14 de dezembro, por volta das 20h, na Escola Estadual Professor Júlio Mastrodomênico, no centro da cidade. Segundo a PM, o homem era um ex-aluno da escola.

As vítimas, uma professora de 26 anos e outra de 43 anos, estavam no pátio da escola quando foram surpreendidas pelo criminoso, que havia pulado o muro do local.

Ele estava armado com uma faca e fez um professor de 27 anos de refém, informou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Ele feriu as duas professoras com facadas e deu coronhadas no professor.

A Polícia Militar foi acionada e negociou com o criminoso que acabou se entregando e liberando as vítimas. As professoras foram socorridas com ferimentos e encaminhadas a hospitais da cidade. De acordo com a corporação, uma delas permanece internada em estado grave no Hospital de Ourinhos.

Forças de Segurança - Delegados
Deputada Estadual Leticia Aguiar

O caso foi registrado como tentativa de homicídio e ameaça. A Polícia Militar encontrou duas facas, um celular e um simulacro de arma de fogo com o criminoso.

A deputada estadual Leticia Aguiar (foto), lamentou o ocorrido e defendeu mais investimentos em segurança nas escolas: “Lamentável o ocorrido em Ipaussu, em nosso mandato temos atuado por mais investimentos em Segurança Pública também para proteção de nossas crianças nas escolas”, disse a parlamentar.

Entre as propostas da deputada Leticia Aguiar está a presença de Guardas Municipais nas Escolas, além disso a parlamentar enviou projetos de lei para a criação dos Colégios Público Militares em que a presença de militares da PM afasta a criminalidade do entorno das escolas, e o projeto Foco na Aula que permitirá a instalação de câmeras para gravação das aulas, diminuindo os casos de violência e agressão contra professores.

O Ex-vereador Éverton Sanches, popularmente conhecido como Pastor Tom, em junho de 2021, enviou um requerimento ao executivo municipal em que pedia maior segurança nas escolas de Ipaussu:

Por meio de nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) disse lamentar o ocorrido e repudiar toda forma de violência dentro ou fora da escola: “a pasta esclarece que não havia estudantes no local no momento do ocorrido”.

As aulas na escola foram suspensas. A equipe central do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva-SP) está prestando apoio às servidoras e à comunidade escolar, informou a Seduc.