Educação Especial: São José dos Campos capacita mais de 600 profissionais

Curso de conhecimentos específicos do trabalho escolar voltado aos estudantes com deficiência

473
Educação especial
São José Inclusiva: Profissionais de Apoio acompanham alunos com deficiência nas escolas municipais de Ensino Fundamental - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Em São José dos Campos, a Prefeitura investe na rede de ensino municipal em diversas frentes, com tecnologia, unidades modernizadas, materiais pedagógicos inovadores, formação de profissionais da Educação e muito mais.

Na última sexta-feira (27), mais de 600 Profissionais de Apoio Escolar, contratados para acompanharem os estudantes com deficiência em sala de aula, concluíram um curso de capacitação em clima de festa.

Reunidos no Cefe (Centro de Formação do Educador), os profissionais receberam certificado pelo curso que teve por objetivo desenvolver conhecimentos específicos do trabalho escolar voltado aos estudantes com deficiência e já se preparam ansiosos para o início das aulas, no próximo dia 2.

A parceria com os Profissionais de Apoio beneficia o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos que já são atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado e Inclusivo, garantindo mais segurança e melhorias na rotina escolar para cada estudante.

Conquistas

A dupla de Profissionais de Apoio da Emefi Profª Palmyra Santanna, da Vila Industrial, Suzana Prado e Vitória Rodrigues aprovou a experiência.

“Estou adorando começar a trabalhar na área da Educação com as crianças com deficiência, tem sido uma experiência ótima, e quero continuar estudando e me especializar”, disse Suzana.

“A formação nos abriu os olhos, ensinou técnicas que são importantes para nossa atuação na rotina da escola oferecendo o melhor para as crianças”, destacou Vitória Rodrigues.

Segundo Pâmela Curi Maia, da Emefi Possidônio José de Freitas, no Galo Branco, “foram apresentadas técnicas importantes, com metodologia, de forma didática e reforçando o quanto o trabalho em parceria na escola faz a diferença”.