No Brasil, 31.790 profissionais de saúde contraíram covid-19

Deputada Leticia Aguiar quer Seguro de Vida aos profissionais de saúde na linha de frente da Covid-19

0
642
Profissionais de saúde

O secretário-substituto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo Macário, apresentou dados sobre os profissionais de saúde no enfrentamento à pandemia de covid-19 no Brasil. Ele apresentou dados captados pelo SUS Notifica, sistema criado no início da pandemia para reunir os dados sobre o novo coronavírus no país. 

Segundo o secretário, até o momento foram identificados 199.768 profissionais de saúde com suspeita de covid-19. Destes, 31.790 foram confirmados e 114.301 estão em investigação. Outros 53.677 descartados. Do total dos casos suspeitos, as modalidades mais atingidas são técnicos ou auxiliares de enfermagem (34,2%), enfermeiro (16,9%), médico (13,3%), recepcionista (4,3%).

No boletim divulgado ontem (13) pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrava 13.149 mil mortes por covid-19. Já os novos casos confirmados totalizaram 188.974. Do total de casos confirmados, 97.402 (51,4%%) estão em acompanhamento e 78.424 (41,5%) foram recuperados. Há ainda 2.050 mortes em investigação. 

Em SP, 20% dos internados em UTI por covid-19 morrem devido à doença

Um em cada cinco pacientes infectados pelo novo coronavírus internados em leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) no estado de São Paulo morre por causa da doença. A informação foi divulgada hoje (14) pelo diretor do Hospital Emílio Ribas, Luiz Carlos Pereira Junior, membro do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo. “Isso quer dizer que, de cada cinco pacientes que vão para a UTI, um não volta para casa. E a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em torno de 85% e aumentando”. 

Deputada Leticia Aguiar quer Seguro de Vida aos profissionais de saúde na linha de frente da Covid-19

A deputada estadual Leticia Aguiar (PSL) apresentou o PROJETO DE LEI Nº 323/2020 que autoriza o Poder Executivo a contratar Apólice de Seguro de Vida para os profissionais de saúde do Estado de São Paulo, durante a vigência do Decreto de Calamidade Pública em decorrência da pandemia de Covid-19.

Leticia Aguiar seguro de vida
Deputada Leticia Aguiar

Segundo a parlamentar o objetivo do projeto é garantir os direitos dos profissionais de saúde e de seus familiares: “Os profissionais da Saúde merecem a nossa especial atenção durante a pandemia de Covid-19, uma vez que estão diretamente expostos ao novo Coronavírus durante os atendimentos prestados para os pacientes que chegam todos os dias nas unidades hospitalares” disse Leticia Aguiar.

Somente na cidade de São Paulo, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 1.100 profissionais de saúde estão com a Covid-19. Segundo a Prefeitura da capital paulista, 4.365 servidores do setor estão afastados. Esse número representa 6,7% dos 64,7 mil trabalhadores dos serviços da rede básica de saúde municipal.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui