Centro de Estudos de Línguas tem vagas remanescentes para alunos da rede estadual

Em todo Estado há 201 unidades que oferecem cursos de sete idiomas; vagas devem ser consultadas na secretaria da escola

0
1625
Centro de Estudo de Línguas da EE Fadlo Haidar na zona leste de São Paulo. FOTO: GILBERTO MARQUES/A2FOTOGRAFIA

Estudantes da rede estadual que desejam aprender um novo idioma ainda neste semestre podem se inscrever em uma das 201 unidades do Centro de Estudos de Línguas (CEL). O ano letivo começou nesta segunda-feira (3), mas alunos interessados em vagas remanescentes ainda podem se matricular.

Nos CELs são oferecidos cursos de estudar alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim. As aulas acontecem no período de contraturno ou aos sábados. Os cursos são organizados por semestre, exceto o de inglês que é anual.

A oferta de idiomas varia de acordo com a demanda e disponibilidade de um professor habilitado para ministrar as aulas. Para saber quais escolas vinculam o CEL, e quais os idiomas e as vagas disponíveis, o aluno pode procurar a secretaria de sua escola ou uma das 91 Diretorias Regionais de Ensino.

A matrícula deve ser feita presencialmente na unidade escolar que abriga o Centro de Estudos de Línguas. No ato da matrícula deve ser apresentado uma cópia do documento de identidade (RG) e declaração de matrícula com número do Registro de Aluno (RA). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Em São José dos Campos, no Vale do Paraíba são duas escolas que abrigam aulas do CEL, uma na Zona Sul e outra na Região Central da cidade. Veja abaixo.

Para a inscrição, é necessário levar declaração de matrícula, certidão de nascimento e xerox do documento de identidade ou do registro escolar. Menores de idade devem estar acompanhados do responsável. Os cursos são ministrados por professores diplomados e duram três anos.

SERVIÇO
CEL da Escola Estadual Estevam Ferri
Endereço: Rua Cândido Miragaia, 100 – Monte Castelo – São José dos Campos-SP
Telefone: (12) 3941-9795

CEL da Escola Estadual Professor José Vieira Macedo
Endereço: Rua Ipiau, 162 – Jardim Satélite – São José dos Campos-SP
Telefone: (12) 3931-5911

Inglês e mandarim

Para fazer as aulas de inglês e mandarim é necessário estar cursando o Ensino Médio. Para os demais idiomas, basta estar matriculado em uma das turmas a partir do 7º ano do Ensino Fundamental do ensino regular ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Formato do curso

O Centro de Estudos de Línguas tem entre seus objetivos aumentar as chances do aluno de participar de programas de intercâmbio estudantil, feiras de ciências e fóruns internacionais, além de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho formal, por meio da comunicação em línguas estrangeiras em contextos profissionais.

A metodologia desenvolvida em sala de aula objetiva o desenvolvimento da prática oral e cultural dos idiomas. O rendimento dos estudantes é avaliado em provas escritas e orais em sala de aula. Além do certificado, o desempenho e carga horária do curso são registrados no histórico escolar.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui