Últimos dias para indicação de cursos superiores no Provão Paulista

Ao todo, são mais de 15 mil vagas, distribuídas entre as Fatecs, USP, Unicamp, Unesp e Univesp

0
95
Provão Paulista

Termina na sexta-feira (8) o prazo para estudantes da terceira série do Ensino Médio da rede pública que prestaram o Provão Paulista Seriado indicarem os cursos superiores para concorrer a uma vaga com ingresso em 2024.

Ao todo, são mais de 15 mil vagas, distribuídas entre as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). A indicação deve ser feita pelo site provaopaulistaseriado.vunesp.com.br.

Lançado neste ano pelo Governo de São Paulo, o provão substitui o modelo adotado pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e permitirá o acesso direto de alunos da rede pública ao Ensino Superior das instituições paulistas.

Diferencial das Fatecs

As vagas destinadas às Fatecs correspondem a cerca de dois terços do total. São 90 formações diferentes, em variadas áreas do conhecimento, disponíves em todas as regiões do Estado. Com foco no mercado de trabalho, os cursos são estrategicamente direcionados para atender à vocação econômica de cada localidade, em setores como gestão de negócios, tecnologia da informação, infraestrutura, meio ambiente, indústria 4.0 e assim por diante. Entre os exemplos estão Alimentos, nas Fatecs Marília e Piracicaba; Big Data no Agronegócio, nas Fatecs Pompeia e Bebedouro; Gestão Portuária, na Fatec Baixada Santista; Projetos de Estruturas Aeronáuticas, na Fatec São José dos Campos; e muitos outros.

A alta empregabilidade é uma das vantagens da graduação tecnológica. Mais de 91% dos estudantes das Fatecs estão empregados em até um ano após a conclusão do curso. “O tecnólogo desenvolve competências e habilidades para melhorar os processos de gestão e inovação tecnológica, com o uso ou criação de novas tecnologias na solução de problemas complexos”, afirma o coordenador de Ensino Superior de Graduação do CPS, Rafael Ferreira Alves. Segundo ele, existe uma procura grande por profissionais formados pelas Fatecs porque “as empresas sabem que vão contar com pessoas de perfil criativo e empreendedor”, ressalta.

Escolha das vagas

Para registrar as opções, é necessário informar o número de Registro do Aluno (RA) fornecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). No caso dos alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), o número do RA é diferente do Registro de Matrícula (RM) no Centro Paula Souza (CPS) e pode ser consultado na página inicial após login no sistema acadêmico (NSA/Siga). Após informar o RA, o aluno deverá inserir suas informações pessoais, definir uma senha de acesso ao sistema e preencher um questionário socioeconômico.

É possível optar por formações de diferentes instituições e localidades. São três grupos disponíveis. Os estudantes podem pleitear vagas, simultaneamente, em cada um dos grupos, sem ordem de prioridade. No grupo 1, estão opções da Unesp, Unicamp ou USP. No grupo 2, das Fatecs. No grupo 3, da Univesp.

O aluno tem a possibilidade de indicar até três opções de cursos nos grupos 1 e 3. No grupo 1 é possível selecionar até duas instituições diferentes. No caso das Fatecs, pode escolher até cinco cursos. Não é obrigatório preencher todas as opções. Após o prazo final, o acesso ao portal estará disponível apenas para consulta.

Vestibular

Apesar de facilitar o ingresso em um curso superior gratuito, o Provão Paulista Seriado não exclui a possibilidade de os estudantes interessados também participarem do Vestibular das Fatecs ou das universidades, aumentando as chances de conseguir uma vaga no Ensino Superior.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui