Sancionada lei que oficializa Olimpíadas das Guardas Municipais como evento oficial do Estado

Lei que reconhece a importância do Esporte e da preparação física no dia a dia das Guardas Municipais agora está no Calendário Oficial de Eventos do Estado de SP

0
127
Olimpíadas das Guardas Municipais lei

Agora é lei: o Projeto de lei 508/2023, que inclui no calendário oficial do Estado as Olimpíadas das Guardas Civis Municipais, de autoria da deputada estadual Leticia Aguiar, foi sancionado pelo Governador Tarcísio de Freitas e se transformou em Lei.

A parlamentar esteve ao lado do Governador Tarcísio de Freitas que assinou a sanção da Lei determinando que a Secretaria Estadual de Esportes possa auxiliar na realização do evento.

Para o Governador a Lei é importante para a integração das Guardas Municipais no sistema de Segurança Pública do Estado de São Paulo: “Além de incentivar a prática de esportes, a lei também incentiva a integração das Guardas Civis do Estado de São Paulo o compartilhamento de experiências e de informações que será fundamental para aprimorar a nossa Segurança Pública que o trabalhos das GCM’s ao lado das Polícias Civil e Militar com uma segurança Pública cada vez melhor”, declarou Tarcísio.

Para a deputada Leticia Aguiar a lei é importantíssima para a Valorização das GCM’s: “Capacitação, incentivo e valorização, esse também é o meu papel como parlamentar e presidente da Frente Parlamentar em Defesa e Valorização das Guardas Municipais” e a importância dessa lei sancionada hoje, também é fazer a integração e a socialização das Guardas Municipais, além de incentivar a prática esportiva entre os jovens para que também se interessem por ingressar na corporação das GCM’s, declarou Leticia.

Após a assinatura do documento o Governador Tarcísio de Freitas enalteceu o trabalho da deputada Leticia Aguiar a quem chamou de Madrinha das Guardas: “Tenho que parabenizar a deputada Leticia Aguiar por esse projeto e por patrocinar esta bandeira, por incluir as Olimpíadas no calendário oficial do estado, e você que é a Madrinha das Guardas Municipais, participa ativamente neste trabalho, parabéns!”, finalizou o Governador do Estado.

A lei reconhece a importância do Esporte e da preparação física no dia a dia das Guardas Municipais, segundo Leticia Aguiar tornando-se um evento oficial do Estado, as Olimpíadas tornam-se ainda maiores: “A inclusão das Olimpíadas das GCM’s no Calendário Oficial permite o apoio da Secretaria Estadual de Esportes e das Prefeituras, tanto na organização como na divulgação, proporcionando maior número de inscritos e maior destaque a este importante evento da nação azul-marinho”, concluiu Leticia.

Histórico das Olimpíadas das Guardas Municipais

Realizadas desde 2008, as olimpíadas já ocorreram em diversos municípios do Estado de São Paulo.

Para 2024, a expectativa é de que a 12ª Olimpíadas das Guardas Civis Municipais do Estado de São Paulo seja disputada em São Caetano do Sul, sede que ainda não foi confirmada.

Olimpíadas das Guardas
  1. Olimpíadas 2008 / Sede Paulínia – CAMPEÃ: GCM PAULÍNIA
  2. Olimpíadas 2009 / Sede Salto – CAMPEÃ: GCM SALTO
  3. Olimpíadas 2010 / Sede Itu – CAMPEÃ: GCM ITU
  4. Olimpíadas 2011 / Sede Bertioga – CAMPEÃ: GCM ITU
  5. Olimpíadas 2012 / Sede São Bernardo do Campo – CAMPEÃ: GCM SÃO BERNARDO DO CAMPO
  6. Olimpíadas 2013 / Sede São Caetano do Sul – CAMPEÃ: GCM SÃO CAETANO DO SUL
  7. Olimpíadas 2015 / Sede Santo André – CAMPEÃ: GCM SÃO BERNARDO DO CAMPO
  8. Olimpíadas 2016 / Sede Itaquaquecetuba – CAMPEÃ: GCM SÃO BERNARDO DO CAMPO
  9. Olimpíadas 2017/ Sede São Caetano do Sul – CAMPEÃ: GCM SÃO PAULO
  10. Olimpíadas 2019/ Cidades Sede compartilhadas: Mogi das Cruzes, Sorocaba, São Caetano do Sul, Santo André, Guarulhos, Itu, Hortolândia e São José dos Campos – CAMPEÃ GCM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
  11. Olimpíadas 2023/ Sede: Mogi Guaçu – CAMPEÃ: GCM SÃO PAULO

A competição, só não foi realizada em duas ocasiões: Em 2014 e 2018, por conta da Copa do Mundo e das eleições presidenciais, e nos anos de 2020, 2021 e 2022 em razão da pandemia de Covid-19.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui