quarta-feira, outubro 28, 2026
HomeNotíciasDefesa Civil alerta para temporais em São Paulo, com chuvas mais abrangentes...

Defesa Civil alerta para temporais em São Paulo, com chuvas mais abrangentes na quinta-feira (29)

Precipitações persistentes e acumulados expressivos são esperados principalmente nas regiões norte, central e noroeste do estado, com possibilidade de raios, rajadas de vento e granizo isolado

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a ocorrência de temporais entre quarta-feira (28) e quinta-feira (29). A previsão indica chuvas de moderada a forte intensidade em diversas regiões paulistas, com possibilidade de raios, rajadas de vento e granizo isolado.

Na quarta-feira, as pancadas de chuva devem atingir principalmente o norte e o noroeste do estado, com maior intensidade durante a tarde e a noite. Já na quinta-feira, a instabilidade deve se espalhar por outras regiões, com atenção especial para o norte, o centro e o noroeste paulista, onde são esperados volumes elevados de precipitação.

A Grande São Paulo e a Baixada Santista também podem registrar chuvas fortes. Segundo a Defesa Civil, as condições meteorológicas aumentam o risco de alagamentos, enxurradas, elevação do nível de rios e córregos e deslizamentos de terra. A maior nebulosidade deve contribuir para temperaturas mais amenas.

Defesa Civil orienta população a tomar precauções

Diante da previsão de temporais, a recomendação é evitar áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos, além de acompanhar os comunicados oficiais.

Durante as chuvas, a população deve evitar atravessar ruas inundadas, seja a pé ou de carro, e manter distância das margens de rios e córregos. Em tempestades com raios, é importante procurar abrigo seguro e não permanecer em áreas abertas ou debaixo de árvores.

Moradores de regiões de encosta devem observar sinais de possíveis deslizamentos, como rachaduras no solo e nas paredes, inclinação de árvores ou postes e surgimento de água barrenta.

Para receber gratuitamente os alertas da Defesa Civil por SMS, basta enviar o CEP da residência para o número 40199. Em situações de emergência, os telefones são 199, da Defesa Civil, e 193, do Corpo de Bombeiros.

Estado reforça prevenção com Operação El Niño 2026/2027

Desde 15 de outubro, o Governo de São Paulo mantém a operação SP Sempre Alerta – El Niño 2026/2027, iniciativa voltada à preparação para eventos climáticos extremos.

A ação reúne monitoramento meteorológico, capacitação das Defesas Civis municipais, aprimoramento dos alertas e integração entre órgãos estaduais e municipais. O objetivo é ampliar a capacidade de resposta a emergências e reduzir os riscos à população durante períodos de instabilidade climática.

A Defesa Civil reforça a importância de seguir as orientações preventivas e acompanhar os avisos oficiais durante os próximos dias.

ARTIGOS RELACIONADOS

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidos

Comentários recentes

José Gregório das neves on Lançamento da medalha Patamo
Edicarlos Lopes dos Santos on