sábado, outubro 1, 2022
HomeNotíciasEducaçãoTrês escolas municipais são cotadas para adotarem modelo militar, em Ribeirão Preto

Três escolas municipais são cotadas para adotarem modelo militar, em Ribeirão Preto

PAULO APOLINÁRIO – REVIDE NOTÍCIAS

Três escolas municipais de Ribeirão Preto são cotadas para adotarem o modelo de ensino cívico-militar, proposto pelo Governo Federal.

Segundo a Secretaria Municipal da Educação (SME) as escolas EMEF Nelson Machado, no Jardim Maria Casagrande; EMEF Prof. Honorato de Lucca, no Jardim Salgado Filho; e EMEF Prof. Dr. Jaime Monteiro de Barros, no Jardim Aeroporto, foram as selecionadas.

O próximo passo do município será a realização de uma consulta pública com alunos, pais e professores das escolas escolhidas para discutir a implementação do modelo.

O prazo final para a inscrição das escolas termina nesta quinta-feira, 26, mas o município solicitou mais 15 dias ao governo federal para a realização da consulta pública.

Por meio de nota, a SME explicou que as escolas foram escolhidas por apresentarem baixos índices no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Saber 2019, sistema de avaliação da rede municipal de ensino.

Modelo

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os militares atuarão na disciplina dos alunos, no fortalecimento de valores éticos e morais, e na área administrativa, no aprimoramento da infraestrutura e organização da escola e dos estudantes.

As questões didático-pedagógicas continuarão atribuições exclusivas dos docentes, sem sobreposição com os militares, e serão respeitadas as funções próprias dos profissionais da educação, que constam na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

O Ministério da Defesa vai destacar militares da reserva das Forças Armadas para o trabalho de tutores. Eles serão contratados por até dez anos e vão ganhar 30% da remuneração que recebiam antes de se aposentar. Os estados poderão ainda destinar policiais e bombeiros para ajudar na administração das escolas.

O MEC informou que investirá R$ 1 milhão por escola, para o pagamento dos militares, melhoria da infraestrutura das unidades e materiais escolares.

RELATED ARTICLES

1 COMENTÁRIO

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

José Gregório das neves on Lançamento da medalha Patamo
Edicarlos Lopes dos Santos on