quarta-feira, março 12, 2025
HomeMeio AmbienteBombeiros de SP improvisam equipamento de respiração e salvam gato de apartamento...

Bombeiros de SP improvisam equipamento de respiração e salvam gato de apartamento em chamas

Animal inalou fumaça durante incêndio que aconteceu de forma acidental em Sorocaba

“Se não tivéssemos agido a tempo, a gata teria morrido”, contou a soldado Aline Ferreira, que ajudou no salvamento de uma gata usando um equipamento de respiração improvisado. O acidente aconteceu na segunda-feira (10), em Sorocaba, no interior de São Paulo.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para extinguir as chamas de um incêndio acidental que se alastrou dentro de um apartamento no Jardim Europa. 

LEIA TAMBÉM: Recém-nascido engasgado é salvo por socorristas em base operacional de rodovia de SP

Assim que chegaram ao local, os bombeiros do 15° Grupamentos do Interior acolheram o proprietário do imóvel, que estava do lado de fora sem ferimentos, e iniciaram as manobras para apagar o fogo.  A vítima, que conseguiu sair com o cachorro, informou que ainda havia três gatos no apartamento.

Após extinguir o foco de incêndio em um dos cômodos, dois dos animais foram encaminhados pelo tutor para atendimento veterinário. Uma gata, que estava escondida atrás de uma cama, inalou fumaça. O animal ficou desacordado, com dificuldades para respirar. “Pensamos que ela estava morta, mas conseguimos retirá-la do local”, contou a bombeira.

A soldado Aline, que também é médica veterinária, resgatou a gata e notou a gravidade da situação. Em uma ação rápida, ela levou o animal até a viatura de resgate, onde adaptou um aparelho respiratório. “Eu não tinha levado aparatos para esse tipo de resgate e precisei trabalhar com o que tínhamos”, disse. 

Usando uma máscara neonatal, a bombeira realizou uma ventilação forçada para levar ar até o pulmão da gata, além de hidratar as vias aéreas com soro fisiológico. “Com o apoio do restante da equipe, conseguimos fornecer suporte técnico com oxigênio”, completou.

Logo depois, o animal foi encaminhado ao hospital veterinário para concluir sua recuperação e reencontrar o tutor. Segundo a bombeira, a fêmea se recupera bem e está bem de saúde se recuperando.

Amor pelos animais começou dentro de casa

“Minha mãe sempre criou vários animais, e eu cresci nesse meio”, contou a bombeira sobre a infância. “Acabou fazendo parte da minha vida, e peguei amor por eles”, admitiu.

A profissional iniciou a carreira na Polícia Militar em 2013 e, em 2016, ingressou no Corpo de Bombeiros. “Além de salvar vidas, percebi que podia ajudar no resgate de animais e fiz o curso de veterinária para proporcionar ainda mais oportunidades, garantindo a sobrevivência deles na vida livre”, compartilhou.

ARTIGOS RELACIONADOS

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidos

Comentários recentes

José Gregório das neves on Lançamento da medalha Patamo
Edicarlos Lopes dos Santos on