Dep Leticia Aguiar pede que Guardas Municipais sejam incluídos em programa de crédito imobiliário

Parlamentar fez indicação ao Presidente Bolsonaro para que os Guardas sejam incluídos no Plano de Financiamento Imobiliário

0
874
CDHU Crédito Imobiliário

Conforme noticiado na imprensa, em breve, o Governo Bolsonaro lançará um programa de financiamento imobiliário exclusivamente para profissionais de segurança pública. Em mais um gesto de reconhecimento do governo Bolsonaro pela valorização das forças de segurança pública, a Caixa Econômica Federal deve financiar 100% do valor de imóveis para policiais e bombeiros em um programa de crédito imobiliário, ainda em estudo pelo governo. A ação contará com subsídio do Ministério da Justiça, que permite a oferta de juros menores ou sem entrada.

A deputada estadual Leticia Aguiar enviou um ofício indicando ao Presidente que estenda o benefício aos policiais municipais (veja documento no final da matéria): “Pedi a inclusão, também, dos Guardas Civis Municipais e Guardas Civis Metropolitanos, que são forças de apoio ás polícias nos municípios e já fazem parte das forças de segurança”. declarou a parlamentar

A expectativa é que o anúncio da linha de crédito feita sob medida para policiais e bombeiros ocorra nas próximas semanas. Neste momento, o Ministério da Justiça conversa com o Ministério da Economia, chefiada por Paulo Guedes, sobre a estrutura financeira da operação. A Caixa, que responderá pela oferta do crédito, já estaria pronta para lançar a nova linha.

“Sou defensora e madrinha das Guardas Municipais, inclusive á favor de que sejam reconhecidas como Polícias Municipais, se a intenção do Programa é valorizar os profissionais da nossa gloriosa polícia civil e militar, é importante a inclusão dos Guardas Municipais neste programa”, disse a deputada Leticia Aguiar (foto).

A proposta de financiamento imobiliário diferenciado para as forças policiais é mais uma medida do governo para valorizar a categoria que é uma das bases de apoio eleitoral do presidente Jair Bolsonaro. A deputada Leticia Aguiar acredita que a equipe do Presidente Jair Bolsonaro fará justiça se ampliar a linha de crédito para os GCMs: “Para fazer justiça com as Guardas e Polícias Municipais é preciso respeitá-las e incentivá-las no exercício de suas funções e lhes dar a tranquilidade que seus direitos serão respeitados: Polícia é polícia em direitos e deveres! Tenho certeza de que o presidente está sensível à essa situação.” declarou.

A deputada criou, em seu primeiro dia de trabalho legislativo, a instalação de uma Frente Parlamentar em Valorização e Defesa das Guardas Civis Municipais. “Como Madrinha das Guardas, conheço de perto quais são as necessidades dessa corporação” disse Leticia Aguiar.

Mais Financiamento

Do lado da Caixa, o programa de crédito imobiliário deve ampliar uma nova estratégia do banco público de lançar linhas que financiam 100% do valor do imóvel. Pelas regras do Banco Central, o limite das instituições financeiras é de até 90%. A garantia a ser dada pelos ministérios, porém, viabilizaria a oferta da linha subsidiada, com o benefício de não exigir o pagamento de entrada pelos mutuários.

Nesta semana, a Caixa anunciou a primeira iniciativa nesta direção. O banco público vai financiar 100% dos imóveis retomados por inadimplência. Até então, eram vendidos nos tradicionais leilões. Como esses imóveis já foram financiados pela Caixa, mas retomados por falta de pagamento, estão contabilizados no balanço do banco em valor inferior ao real do bem, o que permite o financiamento de 100%.

Além disso, nos leilões, os imóveis são vendidos a um preço cerca de 60% de seu valor real, deixando na mesa os outros 40%. Ou seja, com o financiamento de 100%, a expectativa da Caixa é dar mais eficiência à desova dos ativos retomados.

Com um estoque de 23 mil imóveis em mãos, o primeiro teste da Caixa vai ocorrer no primeiro Feirão Digital da Casa Própria, previsto para o fim do mês. Serão oferecidos 180 mil imóveis, dos quais 6 mil pertencentes à Caixa e foram retomados por inadimplência pelo banco público.

Nessa primeira ação, que visa a financiar 100% do valor do imóvel, os financiamentos utilizaram como fonte de recursos a poupança (SBPE). O custo será de taxa referencial (TR) mais 2,50% e remuneração da poupança, e ainda carência de seis meses.

No anúncio do evento, que acontecerá entre os dias 25 de junho e 4 de julho, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, prometeu o lançamento de novas linhas com financiamento imobiliário de 100% do valor do imóvel. “Em breve, teremos outras iniciativas na mesma linha. Temos mais operações, nas quais a Caixa vai financiar 100% do imóvel e isso é uma novidade”, disse o executivo, sem dar mais detalhes.

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui