As Polícias Militar e Civil prepararam uma operação especial para garantir a segurança durante o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, realizado no Autódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista. O evento ocorre entre os dias 1 e 3 de novembro.
Além do reforço do efetivo com auxílio de policiais fluentes em outras línguas, as equipes contam com Base Móvel da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) instalada na entrada, além de patrulhamento dentro e fora do autódromo.
O planejamento começou há mais de um mês. Os militares iniciaram os trabalhos na segunda-feira (28) devido ao aumento de circulação de pessoas e a chegada de materiais para a organização do evento internacional.
Operação Fórmula 1
Unidades do Policiamento de Choque, de Trânsito, Comando de Aviação e Rodoviário foram empenhados para a Operação Fórmula 1. De acordo com o coronel Gentil Epaminondas de Carvalho, da Coordenadoria Operacional da PM, alunos da Academia do Barro Branco se voluntariaram para prestar apoio no entorno do autódromo.
Haverá ainda a utilização de drones atuando em conjunto com o Centro Regional de Controle de Espaço Aéreo, com o objetivo de monitorar qualquer intercorrência.
As imagens das câmeras instaladas no autódromo serão compartilhadas com as autoridades para garantir a segurança do evento e prevenir qualquer situação de risco, garantindo a segurança do público.
Uma base da Deatur está instalada no portão sete do local do evento à disposição do público para informações, auxílio e, caso necessário, registro de boletim de ocorrência.
Cuidados
A delegada divisionária da Deatur, Fernanda Herbella, ressaltou que em ocasiões desse tipo é necessário sempre usar uma bolsa na parte da frente, “bem colada ao corpo”, e sempre conferir o valor ao passar o cartão de crédito ou débito em máquinas de comerciantes ambulantes.
Um Posto de Comando da Polícia Militar também foi instalado próximo ao Autódromo para monitorar o desenvolvimento do evento e atuar em necessidades pontuais.