segunda-feira, fevereiro 3, 2025
HomeNotíciasGoverno de SP inicia novas ações integradas para proteção e acolhimento de...

Governo de SP inicia novas ações integradas para proteção e acolhimento de mulheres

Convênio com aplicativo de mobilidade para transporte seguro e grupo de trabalho de combate ao feminicídio estão entre as medidas desenvolvidas

O Governo do Estado de São Paulo deu início a novas ações para reforçar a segurança e proteção das mulheres. Entre elas, foi firmado convênio inédito com aplicativo de mobilidade para deslocamento seguro de vítimas atendidas pelo Copom. A gestão realizou ainda a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) interorganizacional de Combate ao Feminicídio de SP.

Com a parceria firmada entre as Secretarias de Políticas para a Mulher, Segurança Pública e o app 99, mulheres vítimas de violência que entrarem em contato com a Cabine Lilás (Copom) pelo número 190 terão direito a um transporte gratuito para se deslocarem até serviços de acolhimento e proteção, como Delegacias da Mulher, prontos-socorros ou Institutos Médicos-Legais (IMLs).

Essa medida também visa agilizar o processo de acolhimento, pois as policiais podem monitorar a localização das mulheres em tempo real, garantindo um suporte contínuo até que ela chegue ao local de atendimento. A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo do governo de São Paulo para integrar recursos públicos e privados, visando criar uma rede de proteção eficiente e acessível.

Além disso, aconteceu na quinta-feira (30) a primeira reunião do GT que desenvolverá propostas para fortalecer o combate ao feminicídio. O grupo é coordenado pela Secretaria de Políticas para a Mulher e composto pelas pastas de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Justiça e Cidadania, Saúde, Segurança Pública, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Educação, Pessoa com Deficiência, Agricultura e Abastecimento, Comunicação, Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado, com participação do Ministério Público no encontro.

A secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, destacou a importância da integração, ressaltando que somente com ações articuladas e coordenadas será possível dar uma resposta efetiva ao feminicídio. “O GT continuará trabalhando ao longo dos próximos meses para fortalecer as políticas de prevenção e garantir que todas as mulheres no estado tenham acesso à proteção e ao acolhimento necessários”, afirma.

São Paulo por Todas

São Paulo Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas do estado para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira exclusivamente disponíveis para elas.

ARTIGOS RELACIONADOS

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidos

Comentários recentes

José Gregório das neves on Lançamento da medalha Patamo
Edicarlos Lopes dos Santos on