Com 59 votos a favor os deputados estaduais aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2019, de autoria do governador, que define as regras gerais para aposentadoria, na manhã desta terça-feira (03/3) no plenário da Assembleia Legislativa. A PEC já havia sido aprovada em primeiro turno em 18 de fevereiro, com a aprovação em segundo turno nesta manhã, a Assembleia irá promulgar e publicar a alteração na Constituição Estadual.
O objetivo da reforma, segundo justificativa do governo, é adequar a legislação para buscar o equilíbrio financeiro e atuarial das contas do Estado. Para uma alteração da Constituição Estadual ser aprovada, é preciso que o plenário se reúna em dois turnos e, em ambos os turnos, três quintos dos deputados concordem com a modificação ou seja eram necessários 57 deputados votando “sim” para alterar a Constituição.
Na votação desta terça-feira (03), dos 91 deputados presentes em plenário, 59 votaram SIM e 32 votaram NÃO.
- VEJA TAMBÉM
- Previdência Estadual: entenda o que muda e a tramitação dos projetos na ALESP
- Deputados aprovam em 1º turno a PEC da Reforma da Previdência Estadual
- Entenda porque a Reforma da Previdência dos Servidores Estaduais é tão importante
TRAMITAÇÃO DA PEC
Após cumprir todos os prazos, ser aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. A proposta foi incluída na Ordem do Dia, para discussão e votação pelos deputados. No caso da PEC 18, foram apresentadas 41 emendas na fase de pauta.
A PEC foi aprovada depois dos dois turnos de votação, e a Mesa da Assembleia irá promulgar e publicar a alteração na Constituição Estadual. Não é necessária a sanção do governador.