sábado, junho 22, 2024
HomeNotíciasMandatoCombate à exploração infantil: ‘Prevenção começa dentro de casa’, diz delegada

Combate à exploração infantil: ‘Prevenção começa dentro de casa’, diz delegada

São Paulo conta com a 1ª delegacia especializada na repressão de crimes de abuso e exploração sexual infanto-juvenil

São Paulo conta com a primeira delegacia do país voltada especialmente a combater crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

No primeiro trimestre deste ano, a Delegacia de Repressão à Pedofilia, subordinada ao Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), recebeu 72 denúncias de abuso sexual infanto-juvenil. Em todo o ano passado, a especializada recebeu 268 queixas que foram investigadas.

De acordo com a delegada Giovanna Clemente, o armazenamento, compartilhamento e a produção de material pornográfico infanto-juvenil estão entre os principais crimes apurados, além do estupro de vulnerável. Ela explicou que a maioria dos casos acontece dentro de casa, na rotina familiar. “É uma situação muito difícil, pois mexe com toda a estrutura familiar”, observa.

A delegada ressalta que a prevenção para os crimes infanto-juvenis começa em casa. “É preciso ter um diálogo entre pais e filhos, criar uma relação de confiança para que, quando acontecer um caso desses, a criança tenha confiança nos pais ou responsáveis para desabafar e contar o que houve”, explica Giovanna. Ainda conforme a titular da Delegacia de Repressão à Pedofilia, isso vai muito além de observar as redes sociais do filho e saber o que se passa no ambiente virtual.

ARTIGOS RELACIONADOS

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidos

Comentários recentes

José Gregório das neves on Lançamento da medalha Patamo
Edicarlos Lopes dos Santos on