No sábado (28), os moradores da Vila Sahy, em São Sebastião, participarão de um exercício simulado para abandono de área de risco organizado pela Defesa Civil Municipal em parceria com a Defesa Civil do Estado. A ação integra o conjunto de atividades que ocorrem durante o Gabinete 3D – São Sebastião a partir desta sexta-feira (27), quando a população da cidade do Litoral Norte terá acesso a um mutirão de serviços do Governo de São Paulo.
O evento da Defesa Civil simulará ocorrência de deslizamento de terra, com vítimas de soterramento e que afetará parte da comunidade. As equipes de resposta, juntamente com os moradores, terão que iniciar o trabalho logo após o desastre. Todo o cenário será voltado para a pronta resposta das equipes, que atuarão no pós-desastre, na orientação da comunidade, como rota de fuga e no direcionamento para local de ponto de encontro, para que os moradores saibam como se comportar e agir durante uma tragédia.
No dia 4 deste mês foi realizada uma reunião preparatória com os moradores da comunidade para apresentar o projeto, e eles aprovaram o simulado por unanimidade. O único pedido que fizeram é que não seja acionado nenhum tipo de sirene, que as ‘vitimas’ também são sejam caracterizadas com maquiagem e os locais de bueiro sejam marcados.
No dia, será implantado o Mapa Comunitário de Risco – Deslizamentos de Terra, onde será realizado um exercício com a população local explicando as informações contidas no material, além da fixação das placas de sinalização indicando, por exemplo, rotas de fuga, áreas sujeitas a deslizamentos, ponto de encontro para uma possível evacuação e local de abrigo provisório.
Também será criado o 1° NUPDEC (Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil), que é um núcleo formado por voluntários da própria comunidade, para promover uma consciência coletiva e uma mudança nos hábitos que possam evitar e/ou reduzir ocorrências de desastres. O Conselho Regional de Medicina Veterinária atuará no acolhimento aos pets resgatados durante uma situação de desastre.
Gabinete 3D
A iniciativa coloca o Estado mais perto das comunidades, levando o atendimento público até o cidadão para fazer a diferença na vida de todos e gerando oportunidades para quem mais precisa.
Lançado pela gestão Tarcísio de Freitas, o Gabinete 3D tem o objetivo de aprimorar o atendimento à população, implementar soluções em setores essenciais para melhorar a vida das pessoas e estreitar parcerias com as prefeituras para promover mais desenvolvimento, diálogo e dignidade – os três principais pilares que norteiam a atual administração paulista.
- VEJA TAMBÉM:
- Segurança e funcionalidade: governo de SP restaura Ponte Pênsil de São Vicente
- SP Escola de Teatro abre inscrições para processo seletivo em 2024
- Defesa Civil alerta para temporais que atingirão Estado de São Paulo esta semana
- CPTM publica edital para contratar atendentes de Libras para pessoas com deficiência
- Temporada de cruzeiros deve ter impacto de mais de R$ 5 bi na economia