A Polícia Civil prendeu 15 suspeitos nesta quarta-feira (14), durante a Operação Disciplina, deflagrada para combater uma organização criminosa envolvida na distribuição e comercialização de drogas na região de Sorocaba, no interior de São Paulo. A ação teve início às 5h e mobilizou 92 policiais civis e 31 viaturas. Com as prisões realizadas ao longo das investigações, o número de detidos chegou a 21.
Ao todo, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão nos municípios de Sorocaba, Capela do Alto, Iperó e Araçoiaba da Serra.
A operação foi coordenada pela 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), vinculada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba e ao Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 7 (Deinter-7).
Segundo Rodrigo Ayres, coordenador da operação pela 2ª Dise, a ação representa um avanço no combate ao crime organizado na região.
Investigação começou após apreensão de drogas
As investigações tiveram início em 14 de dezembro de 2025, após a prisão em flagrante de um homem de 35 anos por tráfico de drogas. Na ocasião, foram apreendidos aproximadamente 3,2 quilos de entorpecentes, entre maconha e cocaína.
A ocorrência começou quando policiais militares receberam informações de inteligência indicando que uma caminhonete estaria sendo utilizada para transportar e distribuir drogas em Sorocaba.
Durante a tentativa de abordagem, o motorista fugiu, mas acabou interceptado no município de Alumínio. No veículo, os policiais encontraram maconha e dinheiro.
Após a abordagem, o suspeito indicou o endereço de sua residência, localizada no Jardim Guarujá, em Sorocaba. No imóvel, as equipes localizaram mais entorpecentes, incluindo cocaína.
Operação busca enfraquecer organização criminosa
A partir da prisão e das apreensões, a Polícia Civil aprofundou as investigações para identificar outros envolvidos no esquema de distribuição de drogas.
De acordo com a corporação, a Operação Disciplina tem como objetivo desarticular parte significativa da organização criminosa e enfraquecer sua atuação no interior paulista.
As diligências desta quarta-feira ampliaram o alcance da investigação, que já resultou em 21 prisões ao longo dos trabalhos policiais.



