quinta-feira, novembro 21, 2024
HomeNotíciasDefesa Civil de SP fará simulado de abandono de área de risco...

Defesa Civil de SP fará simulado de abandono de área de risco na Vila Sahy

Evento simulará ocorrência de deslizamento de terra, com vítimas de soterramento; será implantado o Mapa Comunitário de Risco

No sábado (28), os moradores da Vila Sahy, em São Sebastião, participarão de um exercício simulado para abandono de área de risco organizado pela Defesa Civil Municipal em parceria com a Defesa Civil do Estado. A ação integra o conjunto de atividades que ocorrem durante o Gabinete 3D – São Sebastião a partir desta sexta-feira (27), quando a população da cidade do Litoral Norte terá acesso a um mutirão de serviços do Governo de São Paulo.

O evento da Defesa Civil simulará ocorrência de deslizamento de terra, com vítimas de soterramento e que afetará parte da comunidade. As equipes de resposta, juntamente com os moradores, terão que iniciar o trabalho logo após o desastre. Todo o cenário será voltado para a pronta resposta das equipes, que atuarão no pós-desastre, na orientação da comunidade, como rota de fuga e no direcionamento para local de ponto de encontro, para que os moradores saibam como se comportar e agir durante uma tragédia.

No dia 4 deste mês foi realizada uma reunião preparatória com os moradores da comunidade para apresentar o projeto, e eles aprovaram o simulado por unanimidade. O único pedido que fizeram é que não seja acionado nenhum tipo de sirene, que as ‘vitimas’ também são sejam caracterizadas com maquiagem e os locais de bueiro sejam marcados.

No dia, será implantado o Mapa Comunitário de Risco – Deslizamentos de Terra, onde será realizado um exercício com a população local explicando as informações contidas no material, além da fixação das placas de sinalização indicando, por exemplo, rotas de fuga, áreas sujeitas a deslizamentos, ponto de encontro para uma possível evacuação e local de abrigo provisório.

Também será criado o 1° NUPDEC (Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil), que é um núcleo formado por voluntários da própria comunidade, para promover uma consciência coletiva e uma mudança nos hábitos que possam evitar e/ou reduzir ocorrências de desastres. O Conselho Regional de Medicina Veterinária atuará no acolhimento aos pets resgatados durante uma situação de desastre.

Gabinete 3D

A iniciativa coloca o Estado mais perto das comunidades, levando o atendimento público até o cidadão para fazer a diferença na vida de todos e gerando oportunidades para quem mais precisa.

Lançado pela gestão Tarcísio de Freitas, o Gabinete 3D tem o objetivo de aprimorar o atendimento à população, implementar soluções em setores essenciais para melhorar a vida das pessoas e estreitar parcerias com as prefeituras para promover mais desenvolvimento, diálogo e dignidade – os três principais pilares que norteiam a atual administração paulista.

ARTIGOS RELACIONADOS

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidos

Comentários recentes

José Gregório das neves on Lançamento da medalha Patamo
Edicarlos Lopes dos Santos on