quarta-feira, abril 23, 2025
HomeNotíciasGoverno de SP entrega sirene em áreas de risco na Grande SP

Governo de SP entrega sirene em áreas de risco na Grande SP

Ferraz de Vasconcelos será a primeira cidade a receber os novos equipamentos; sistema será expandido para outras regiões com risco de alagamentos e deslizamentos

O Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil, está reforçando o sistema de alertas em áreas vulneráveis com a instalação de novas sirenes em municípios da Região Metropolitana e do interior paulista. Ao todo, serão quatro equipamentos, com investimento total de R$ 1,5 milhão.

Ferraz de Vasconcelos, na Grande SP, será o primeiro município a receber a nova sirene, com entrega na próxima terça-feira (22). Equipes da Defesa Civil estarão no local, onde a população participa de um treinamento e simulado para acionamento da sirene, quando necessário.

A cidade de Francisco Morato, também na Grande São Paulo, contará com um equipamento do mesmo tipo, com entrega prevista para maio deste ano.

Esses dispositivos são voltados especialmente para o alerta à população em áreas de risco de deslizamento, sendo acionados em caso de necessidade de evacuação imediata.

Ferraz de Vasconcelos passa a contar com sirene de alerta e treinamentos para a população

Além das sirenes para deslizamento, outras duas cidades do interior – Capivari e São Luiz do Paraitinga – receberão sirenes com sistema de telemetria de rios, em uma parceria com a SP Águas. Esses equipamentos são direcionados à prevenção de desastres relacionados a cheia dos rios, permitindo o monitoramento em tempo real do nível da água e o acionamento automático de alertas em caso de emergência, permitindo, inclusive, a evacuação da população que estiver na área sujeita à inundação.

A entrega da sirene de São Luiz do Paraitinga está marcada para o dia 26 de abril, data em que o sistema será inaugurado oficialmente.

Essas ações se somam ao esforço contínuo do Estado em fortalecer a cultura de prevenção. Atualmente, São Paulo já conta com 3 sirenes sonoras instaladas em áreas de risco, distribuídas nos municípios de Franco da Rocha, São Sebastião e Guarujá. O sistema integra o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) para chuvas intensas, utilizado em regiões com histórico de deslizamentos e inundações.

O objetivo das novas instalações é ampliar a cobertura e garantir que a população receba os alertas de forma rápida e eficiente, contribuindo para a preservação de vidas.

ARTIGOS RELACIONADOS

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidos

Comentários recentes

José Gregório das neves on Lançamento da medalha Patamo
Edicarlos Lopes dos Santos on