Com foco no fortalecimento das políticas públicas de segurança nos municípios paulistas, o Segundo Encontro Regional das Guardas Civis Municipais da Baixa Mogiana e Região de Campinas será realizado na próxima quarta-feira, 24 de julho, às 15h, no salão nobre da ACIMM (Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim), localizada na Av. Luiz Gonzaga de Amoêdo Campos, 500 – Mogi Mirim/SP.
A iniciativa é da deputada estadual Leticia Aguiar (PL), presidente da Frente Parlamentar em Defesa e Valorização das Guardas Municipais na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), reconhecida como a “Madrinha das Guardas”.
O evento reunirá comandantes de GCMs, prefeitos, vereadores e lideranças regionais, e contará com debates técnicos, homenagens a agentes de destaque, palestras especializadas e apresentação de dados sobre investimentos públicos já realizados nas corporações.
Somente por meio do mandato da deputada Leticia Aguiar, já foram destinados mais de R$ 6,5 milhões em recursos para Guardas Municipais de mais de 90 cidades paulistas, com aquisição de viaturas, coletes balísticos, armamentos, equipamentos de comunicação e infraestrutura.
Além de valorizar os agentes de segurança, o encontro também tem como meta incentivar os municípios que ainda não possuem GCM própria a estruturarem suas corporações, com base em legislação moderna e acesso a recursos estaduais.
Outro destaque será a Lei de autoria da deputada Leticia Aguiar que instituiu as Olimpíadas das Guardas Municipais no calendário oficial do Estado de São Paulo, como forma de promover integração, capacitação e valorização dos profissionais por meio do esporte.
“Prefeito inteligente investe na Guarda Municipal. Segurança pública de verdade se constrói com proximidade, preparo e valorização dos nossos GCMs. Essa é a mensagem que vamos reforçar neste grande encontro”, afirmou Leticia Aguiar.
A expectativa é que o evento reforce o protagonismo das Guardas Municipais nas políticas de segurança pública e contribua para ampliar a articulação entre municípios da região, consolidando uma rede de cooperação e fortalecimento das corporações.