domingo, outubro 6, 2024
HomeNotíciasPrimavera começa com alerta da Defesa Civil do estado de SP para...

Primavera começa com alerta da Defesa Civil do estado de SP para risco de incêndio

Temperaturas podem chegar aos 39°C e Umidade Relativa do Ar (URA) a 20% em algumas regiões do estado

A Defesa Civil do Estado, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), alerta para risco de incêndio entre segunda-feira, 23 e quinta-feira, 26, em todo estado de São Paulo, exceto o litoral paulista.

O Mapa de Risco de incêndio, que é uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indica grau máximo de risco em quase todas as faixas do estado.

Nos próximos dias, o Estado de São Paulo será dominado por um clima seco e estável. Sem previsão de chuvas, a atenção se volta para a elevação gradual das temperaturas, que trarão uma sensação de calor e clima seco.

Como o tempo estará seco, os índices de Umidade Relativa do Ar (URA) devem cair no período da tarde, exceto na faixa litorânea. Por conta desse cenário, o risco de incêndios é elevado e requer atenção especial em áreas de vegetação.

Previsão do tempo

As temperaturas podem chegar aos 34 °C na Região Metropolitana da Capital, no período mais quente do dia. Destaque para a umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo dos 25%.

Para São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília e Presidente Prudente, as temperaturas devem ficar na faixa dos 39° C, com URA abaixo dos 20%. Em Franca, Barretos e Ribeiro Preto, os termômetros podem registrar temperaturas máximas de 38°C com URA abaixo dos 20%. Nas regiões de Araraquara e Bauru, temperatura máxima de 37 °C com URA abaixo dos 25%.

Já para a região de Sorocaba e Campinas, a máxima prevista é de 36°C e URA abaixo dos 25%. Para a Região de Itapeva, máxima de 32º C e URA abaixo dos 40%.

Na Região do Vale do Paraíba, a temperatura máxima alcança os 33º C com URA abaixo dos 30% e na Serra da Mantiqueira, a temperatura máxima chega aos 32º C e a URA fica abaixo dos 30%.

Recomendações à população

Com risco elevado para queimadas e previsão de tempo quente e seco, são recomendados cuidados com a saúde, que incluem hidratação constante e proteção do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.

A Defesa Civil do Estado, em colaboração com as Defesas Civis Municipais, implementa diversas medidas preventivas, incluindo vistorias nas áreas mais vulneráveis às queimadas, a construção de aceiros e o reforço nas campanhas de conscientização direcionadas à população.

Combate aos incêndios

Os cerca de 15 mil agentes e as 20 aeronaves seguem mobilizados para o enfrentamento aos focos de incêndio no estado de SP. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199, Polícia Militar 190 e Corpo de Bombeiros 193.

ARTIGOS RELACIONADOS

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidos

Comentários recentes

José Gregório das neves on Lançamento da medalha Patamo
Edicarlos Lopes dos Santos on