domingo, dezembro 4, 2022
HomeNotíciasDeputada Leticia Aguiar cobra esclarecimentos sobre monitoramento de dados de celulares em...

Deputada Leticia Aguiar cobra esclarecimentos sobre monitoramento de dados de celulares em São Paulo

Parlamentar disse que ação do Governo de SP remete ao autoritarismo e à ditadura, e cobra esclarecimentos à Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor

A deputada estadual Leticia Aguiar (PSL-SP) fez um requerimento nesta sexta-feira (10), que será protocolado na próxima segunda-feira (13) na Assembleia Legislativa de São Paulo, convocando os representantes das operadoras de telefonia para comparecem na Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Alesp, para darem esclarecimentos em relação ao sistema criado para monitoramento e fornecimento de dados ao Governo de São Paulo.

O Governador de São Paulo, João Doria, anunciou recentemente em um entrevista que utilizará um sistema criado pelas quatro maiores operadoras de telefonia do Brasil para monitorar os cidadãos paulistas, alegando que tal iniciativa seria de vital importância para evitar aglomerações, o que ajudaria a conter a transmissão do novo Coronavírus.

“Não fiquei convencida de que tal medida será eficaz. Pelo contrário, entendo que essa ação nos remete a autoritarismo e ditadura, motivo pelo qual entendo que os membros da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e a população paulista merecem receber tais esclarecimentos!”, explicou a parlamentar.

Após ser protocolado o documento entrará na pauta da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e deve ser analisado pelos parlamentares que a integram.

São Paulo usará celulares para monitorar aglomerações

Um sistema, feito em acordo com as quatro operadoras de celular – Oi, Tim, Claro e Vivo – vai monitorar e localizar aglomerações que se formarem em todo o estado de São Paulo. Assim, o governo paulista poderá atuar tentando dispersar multidões e advertir as pessoas para que  fiquem em casa.

O sistema mostra mapas de calor. As cores quentes ou vermelha indicam os bairros onde há maior movimentação e, as áreas verdes, onde há menos gente circulando.

O programa – denominado Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) – foi lançado no dia 9 de abril pelo governador de São Paulo, João Doria. Segundo ele, o primeiro teste já foi feito realizado. “As quatro operadoras de celular vão passar a monitorar o isolamento social em todo o estado de São Paulo durante a quarentena”, disse o governador, acrescentando que isso não terá custos para o estado. 

O cruzamento dos dados das operadoras e dos registros de serviços de saúde também permitirá que o governo envie mensagens de texto para a população. Os alertas vão informar se a pessoa está em uma região com índices elevados de casos da covid-19.

Veja também

RELATED ARTICLES

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

José Gregório das neves on Lançamento da medalha Patamo
Edicarlos Lopes dos Santos on