Deputada Leticia Aguiar pede inclusão de PCDs no grupo prioritário da vacina

Parlamentar pede ao Governador de São Paulo que PCDS sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação

0
227
Vacina
Começou a vacinação contra Covid 19 no Distrito Federal Começou a vacinação contra Covid 19 no HRAN. Na foto Lidia Rodrigues Marques, enfermeira. Fotos Renato Alves / Agência Brasília

A deputada Leticia Aguiar oficiou o Governador João Doria (PSDB) e 39 cidades do Vale do Paraíba, para que pessoas com necessidades especiais de qualquer origem, visual, física, auditiva, intelectual e autistas sejam considerados como grupo prioritário na campanha de vacinação da Covid-19. O Ministério da Saúde, Vice-Governador, Rodrigo Garcia as Secretaria de Saúde e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, também receberam o documento.

De acordo com a parlamentar, a solicitação vem de encontro com a Constituição Federal e na Lei nº13.146/15 – Lei Brasileira de Inclusão. “A legislação vigente garante às pessoas com deficiência proteção em caso de situação de risco, emergências e calamidade pública”.

Embora o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, tenha reconhecido o grau de vulnerabilidade social das pessoas com deficiência, não inclui todo o segmento nas três fases iniciais da imunização, priorizando apenas os casos de deficiência permanente e severa.

A deputada destaca que os PCDs e autistas formam o grupo de risco por causa das comorbidades. “São pessoas mais suscetíveis ao contágio, especificamente no que tange a necessidade de cuidadores e a dificuldade na utilização de outros equipamentos de proteção individual, tais como máscaras e álcool em gel”.

Oficio PCDS

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui