quinta-feira, junho 13, 2024
HomeNotíciasGoverno de SP lança Operação Verão para reforçar segurança nos 16 municípios...

Governo de SP lança Operação Verão para reforçar segurança nos 16 municípios do litoral

Mais de 3,1 mil PMs participam da ação, além de policiais civis e técnicos-científicos para ampliação do policiamento nas férias

O Governo de São Paulo lançou nesta segunda-feira (18) a Operação Verão 2023/2024, que abrange 16 municípios do litoral sul e norte. Ao todo, 3.108 mil policiais militares reforçarão as atividades de policiamento e proteção à população.

Também foram abertas outras 12.087 mil vagas de diárias especiais por jornada extraordinária de trabalho para as polícias Civil e Militar (Dejec e Dejem). Objetivo é levar mais segurança a visitantes e moradores das cidades litorâneas durante o período da alta temporada.

A ação será realizada em duas etapas, sendo a primeira entre 18 de dezembro de 2023 e 5 de fevereiro de 2024. A 2º fase ocorrerá entre os dias 6 de fevereiro de 2024 e 23 de fevereiro de 2024.

No efetivo empregado pela PM estarão 814 soldados de 2ª classe que fazem parte da turma de 909 que formou nesta quinta-feira (14). Destes, 651 ficarão no litoral sul e 163 no litoral norte. As equipes contarão com 377 viaturas de reforço, além de três aeronaves, embarcações e drones.

Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros participa da operação, que visa intensificar a prevenção de afogamentos a partir de atividades de busca e salvamento, resgate de embarcações em situações de risco, entre outras. São cobertas nas atividades as represas Billings (São Bernardo do Campo) e Guarapiranga (Capital).

O efetivo conta com 821 bombeiros; 137 viaturas entre URSA, UR, Auto-Tanque (AT), Auto-Bomba Salvamento (ABS) e outras; 794 guarda-vidas por tempo determinado (GVTD) e temporário.

Polícia Civil e Técnico-Científica
As delegacias contarão com o efetivo total, já que serão suspensas férias e licenças dos policiais civis durante a Operação Verão. No litoral norte o efetivo será de 308 policiais civis já contando o reforço de 135 que virão das demais Delegacias Seccionais do Deinter-1. No caso do litoral sul são 1.206 policiais empenhados.

Os plantões do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML) organizarão suas escalas com o efetivo que já atua na região. Em relação às férias, se houver necessidade serão suspensas.

Os policiais atuarão junto ao efetivo nas delegacias, no trabalho de investigação e no atendimento à população. Eles serão contratados por meio da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial (Dejec).

ARTIGOS RELACIONADOS

COMENTÁRIOS:

Por favor coloque seu comentário!
Por favor entre seu nome aqui

- Advertisment -

Mais lidos

Comentários recentes

José Gregório das neves on Lançamento da medalha Patamo
Edicarlos Lopes dos Santos on