O Procon de São Paulo notificou a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), solicitando esclarecimentos sobre reclamações de falta de testes de covid-19. Segundo o órgão de defesa do consumidor, estão aumentando relatos de dificuldades para agendamento e realização de exames.
Em resposta ao Procon, a Abrafarma informou que não há falta de testes nas farmácias. Apenas uma rede, de acordo com a associação, está com dificuldade para realizar os exames devido à alta procura na semana passada. Houve ainda, segundo a associação, recesso da indústria que reduziu o fornecimento. No entanto, a produção já foi retomada.
Segundo a Abrafarma prazo médio para agendamento de testes é de 24 horas, mas a espera pode chegar a 48 horas em algumas regiões.
Operação
Desde o última dia 14, o Procon está fiscalizando problemas sobre testes de covid-19, como falta de exames e cobranças abusivas. Na semana passada, ao menos 267 farmácias e laboratórios foram visitados por representantes do órgão.
Nos locais fiscalizados, foram solicitadas informações sobre testes disponíveis e preços cobrados para cada modalidade. Empresas devem apresentar notas fiscais de compra de insumos e de prestação de serviços que justifiquem valores cobrados dos consumidores.
- VEJA TAMBÉM:
- Presidente sanciona Orçamento de 2022, com vetos
- Deputada Leticia Aguiar participa de cerimônia de Aniversário da GCM de São José
- São Paulo: escolas de samba exigirão passaporte da vacina em ensaios
- Morre Antonietta Montenegro esposa do idealizador do ITA e do DCTA
- Edital de privatização da Codesa será publicado amanhã
- Deputada Leticia Aguiar faz parceria para curso gratuito de prevenção à violência contra a mulher
- Com vacinação obrigatória na França, Djoko pode perder Roland Garros
- Governo de São Paulo exige passaporte de vacina e redução de público em eventos